O lance mais polêmico da vitória do Corinthians por 2 a 1 sobre o Atlético no Mineirão ocorreu no segundo tempo. Aos 38 minutos, Giovani foi derrubado dentro da área por Junior Alonso. O árbitro Ramon Abatti Abel deu continuidade ao jogo, porém foi alertado por Daniel Nobre Bins, que estava no VAR, a rever o lance no monitor. Nesta segunda-feira (25), a CBF disponibilizou o áudio da conversa.

Ramon Abatti mudou de opinião em lance de Atlético x Corinthians – Cesar Greco

Inicialmente, Abatti considerou que o atacante do Corinthians procurou o contato com Alonso. “É ele (Giovane) que busca o ataque. O jogador do ataque buscou o contato, o jogador buscou o contato”. Mas, ao rever o lance, atestou o pênalti.

Alguns segundos depois, assim que a partida parou, o árbitro de campo foi chamado pelo VAR. “Ok, Abatti, estamos checando um possível pênalti, tá? Aguarde, Abatti”, disse o auxiliar André da Silva Bittencourt, enquanto o árbitro de vídeo, Daniel Nobres Bins, observava os melhores ângulos para a avaliação da jogada.

O árbitro verbaliza sua decisão de campo. “Para mim o jogador de ataque faz o movimento e busca, tá? O Junior Alonso está tirando a perna”, afirma, sendo interrompido por Bins. “Recomendo revisão para possível penal”. Abatti, então, vai ao monitor conferir a imagem e assinala o pênalti. “Ele ocupa o espaço, mas de forma imprudente, não acerta a bola. (Lance) Promissor, com disputa, sem cartão. Tiro penal, sem cartão, ok?”. Analisa a tática”, respondeu o árbitro do vídeo, o que leva Abatti a mudar de ideia. “Ok, possibilidade de bola (inaudível) com disputa, amarelo. Ok. Fechou? Pênalti, ok. Cartão amarelo pela disputa, ok? Número três. Ok, Bins? Estou indo”, avisou Abatti. Bins confirma: “Perfeito, perfeito”.

O zagueiro atleticano recebeu cartão amarelo. Na cobrança, Fábio Santos anotou o segundo gol corintiano, que garantiu a vitória paulista.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários