Palmeiras e São Paulo duelam nesta quarta-feira (25), às 20h, no Allianz Parque, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clássico colocará frente a frente Raphael Veiga e James Rodriguez. Os dois são responsáveis pela criação das suas equipes, mas que tentam retornar ao protagonismo em 2023.

No caso do palmeirense, Veiga voltou a participar de um gol no Verdão após oito partidas. Foi dele a assistência para Gustavo Gómez marcar o primeiro da equipe, no triunfo por 2 a 0 diante do Coritiba, no Couto Pereira. A última vez que o camisa 23 foi ativo em um tento alviverde, havia sido contra o Vasco, no dia 27 de agosto, quando marcou o gol da vitória.

Veiga tenta retomar protagonismo do Palmeiras – Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Raphael Veiga é o artilheiro da equipe na temporada, com 16 bolas na rede, além de distribuir 14 assistências. Contudo, seu rendimento caiu após as convocações para a Seleção Brasileira. A baixa produção do meia, foi refletida dentro de campo. Com o camisa 23 abaixo, o Palmeiras foi eliminado da Libertadores para o Boca Juniors e viu o Botafogo disparar na liderança do Brasileiro.

É inegável que o Palmeiras funciona melhor quando Veiga está inspirado. Contudo, o meia terá a missão de conduzir um time que vem convivendo com crises internas, polêmicas com sua presidente e protestos da torcida. Assim, o camisa 23 quer mostrar que ainda é o cara do Verdão.

James Rodríguez tenta despontar assim como Veiga

Por outro lado, James Rodriguez ainda não tem o mesmo protagonismo que Veiga no futebol brasileiro. Mas já começou a mostrar suas credenciais na última partida. Afinal, o colombiano distribuiu duas assistências na vitória do São Paulo por 3 a 0 diante do Grêmio. Além disso, mostrou estar bem fisicamente e foi o melhor jogador do embate. Após a partida, o jogador ganhou diversos elogios dos companheiros e do técnico Dorival Júnior.

James teve grande atuação contra o Grêmio – Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

O colombiano vem se cobrando para melhorar e por ser mais efetivo. Contra o Vasco, atuou como ”falso 9”, mas teve uma atuação um pouco abaixo. Já como meia de criação, viu que pode ser o diferencial para um São Paulo que ainda comete falhas ofensivas.

Além disso, o jogador soma um gol e três assistências em dez partidas disputadas. Os números baixos, são justificados pela demora do colombiano em entrar em forma. James demorou para engatar no Tricolor Paulista, ficando inclusive no banco de reservas, na final da Copa do Brasil, contra o Flamengo. Contudo, quer mostrar que pode ser titular no São Paulo e não um ”reserva de luxo”.

Assim, Veiga e James conduzem Palmeiras e São Paulo neste Choque-Rei que é importante para as duas equipes. O Verdão quer confirmar uma vaga direta na próxima Libertadores. Por outro lado, o Tricolor Paulista tenta vencer a primeira fora de casa e se afastar de vez da zona de rebaixamento.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários