A Conmebol anunciou, nesta sexta-feira, que vai construir um estádio próprio no Paraguai. De acordo com a Entidade, o local terá capacidade para 45 mil pessoas – podendo ser aumentado para 60 mil – em Assunção. Em resumo, o comunicado foi feito durante o Congresso anual da Conmebol, em Luque, cidade paraguaia.

 

De acordo com o “GE”, o local exato do estádio ainda não está definido. No entanto, já foi aprovado no Congresso, nesta sexta-feira, o orçamento de US$ 50 milhões (cerca de R$ 250 milhões) para o primeiro ano de obras.

A ideia da Conmebol é ter o estádio para a Copa do Mundo de 2030. Afinal, o América do Sul tem uma candidatura com Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Se for escolhida como sede do Mundial, o estádio terá 60 mil lugares. Caso contrário, a capacidade será de 45 mil pessoas.

Conmebol apresentou o projeto do estádio em vídeo exibido no congresso da Entidade – Reprodução/Conmebol

No entanto, esta definição só vai ocorrer no Congresso da Fifa em setembro de 2024. No momento, a única candidatura concorrente é a de Espanha, Portugal e Marrocos. Vale lembrar que a partir de 2026 a Copa terá 48 seleções e, assim, mais jogos.

“Além de seu design, o entorno do projeto explora a importância da arquitetura sustentável e ecológica, a criação de espaços verdes ao seu redor e a criação de espaços de encontro, bares e lojas para torcedores de futebol. A estrutura está destinada a ser um ícone do futebol sul-americano”, diz um trecho do documento divulgado pela Conmebol.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários