O Corinthians pode assumir a terceira colocação geral do Campeonato Paulista mesmo sem entrar em campo. Isso porque, o São Bento, uma das equipes rebaixadas, entrou com um pedido de revisão da tabela final da primeira fase junto à Federação Paulista de Futebol (FPF) alegando um descumprimento do regulamento por parte da Portuguesa.

A denúncia do São Bento diz respeito à partida disputada entre Portuguesa e Corinthians no Estádio Mané Garrincha. De acordo com o artigo 4º do anexo VI do regulamento geral de competições da FPF, “no ano do acesso, o Clube deverá, obrigatoriamente, disputar suas partidas como mandante no município de sua sede, sob pena de perda das partidas por W.O”. Assim, a Lusa deveria ter mandado o seu jogo contra o Timão no Canindé ou em qualquer outro estádio da capital paulista, mas não em Brasília.

O pedido do São Bento é que a Portuguesa tenha o seu ponto da partida, que terminou empatada em 0 a 0, retirado. Assim, a equipe de Sorocaba subiria uma posição na tabela e, de quebra, rebaixaria a Lusa.

Corinthians x Portuguesa
Corinthians e Portuguesa se enfrentaram no Estádio Mané Garrincha, em fevereiro – Divulgação/Portuguesa

Por outro lado, a história também pode beneficiar o Corinthians. Isso porque, caso seja aceito o pedido e o W.O seja decretado, o Timão ganhará mais dois pontos além do que já somou no duelo. Como resultado, chegaria aos 24 na tabela geral, ficando acima de São Paulo e Água Santa, que aparecem à frente.

A princípio, até o momento, a Federação Paulista de Futebol não se manifestou ou tomou qualquer decisão sobre o caso. Para modificar a tabela antes do começo das quartas de final, a entidade precisa se decidir até o próximo sábado (11), quando começa o mata-mata.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários