O tradicional Criciúma, que neste ano festeja os 30 anos de sua maior conquista, a Copa do Brasil-1991, viveu na noite desta quarta-feira um de seus mais tristes capítulos. O time que foi campeão catarinense dez vezes e tem muitas passagens na Série A do Brasileiro, pela primeira vez caiu para a Segunda Divisão do estadual ao perder em casa, para o Avaí, por 1 a 0. Na coletiva após a partida, O diretor de futebol Valdeci Rampinelli e o presidente Anselmo Freitas colocaram o cargo à disposição.

Criciúma x Avaí - Divulgação/Criciúma
Criciúma perde para o Avaí em casa. Em 2022, jogará a Série B catarinense – Divulgação/Criciúma

Com a derrota, o Tigre terminou a fase de grupo do Catarinense com oito pontos, em penúltimo lugar. Caiu ao lado do lanterna Metropolitano (seis pontos).

Com o Tigre tropeçando, os outros dois times que corriam risco de queda se salvaram. O Concórdia terminou com dez pontos (perdeu por 2 a 1 para o Juventus); o Figueirense, que empatou em 0 a 0 com o Marcílio Dias e terminou com 11 pontos. Porém com o nono lugar, o Figueira, um dos grandes de Florianópolis não se classificou para  as quartas de final (veja os jogos no fim da matéria).

Os demais resultados da última rodada: Brusque 3×1 Próspera, Hercílio Luz 4×3 Juventus, Chapecoense 5xo Metropolitano.

O jogo

O Criciúma mais uma vez foi muito mal ofensivamente, sem criar chance alguma. O Avaí também foi sonolento e chegou ao seu gol aos 34 minutos do segundo tempo, num pênalti cobrado (não muito bem) por Diego Renan. Assim, o Tigre fecha uma campanha que foi um vexame: em 11 jogos, marcou apenas seis gols e ganhou apenas uma vez,  2 a 0 no lanterna Metropolitano, gols nos cinco minutos finais.  Mais: o time, até esta vitória (obtida há uma semana) ficou seis meses sem vencer.

Agora restará ao Criciúma jogar a Série C do Brasileiro.

Classificação final (fase de grupo)

1º Chapecoense, 26 (classificado)
2º Brusque, 22 (classificado)
3º Avaí, 21 (classificado)
4º Juventus, 18 (classificado)
5º Marcílio Dias, 15 (classificado)
6º Próspera, 14 (classificado)
7º Joinville, 13 (classificado)
8º Hercílio Luz 12 (classificado)
9º Figueirense 11
10º Concórdia, 10
11º Criciúma, 8 (rebaixado)
12º Metropolitano, 6 (rebaixado)

Os jogos das quartas de final

Chapecoense x Hercílio Luz
Brusque x Joinville
Avaí x Próspera
Juventus x Marcílio Dias

Comentários