O Vasco tem compromisso decisivo contra o ABC pela Copa do Brasil, nesta quinta-feira (16). A competição é uma ótima oportunidade para o clube carioca tanto na questão esportiva como financeira. Contudo, o Cruz-Maltino precisa evitar um empate no tempo normal e que decisão da vaga para a próxima fase do torneio vá para a disputa de pênaltis.

Neste início de temporada, o clube de São Januário já teve quatro penalidades. No entanto, desperdiçou três delas. Esse é o pior aproveitamento de uma equipe que vai disputar a edição de 2023 da Série A.

O centroavante Pedro Raul perdeu as duas chances que teve, na derrota para Volta Redonda e vitória sobre o Flamengo. Na derrota para o Voltaço, o pênalti perdido impediu que o Vasco conseguisse pelo menos o empata. Enquanto isso, no duelo contra o arquirrival o prejuízo acabou não sendo pior. Muito por conta da atuação de gala do goleiro Léo Jardim.

Pedro Raul lamenta após perder pênalti no duelo entre Vasco e Flamengo, no Maracanã – Daniel Ramalho/Vasco

Mesmo assim, a penalidade desperdiçada fez com que o Rubro-Negro ganhasse confiança, crescesse na partida e subisse para o ataque. Em seguida, no triunfo por 2 a 0 sobre o Bangu, o Cruz-Maltino teve outra oportunidade na marca da cal. Dessa vez quem assumiu a responsabilidade foi Alex Teixeira que também perdeu.

Jair foi o único que converteu a cobrança em 2023, na goleada por 4 a 0 sobre o Trem, do Amapá, na estreia da Copa do Brasil.

Nenê pode ser a solução no Vasco

Caso ocorra um pênalti no tempo normal ou a decisão da classificação para a terceira fase do torneio vá para as penalidades, Nenê pode ser o grande líder. Atualmente na condição de reserva, o camisa 10 pode ganhar oportunidade no time titular. Afinal, Barbieri estuda poupar alguns titulares.

Na última temporada, o meio-campista dividiu a responsabilidade das cobranças de pênalti com Raniel e converteu todos que bateu. Aliás, somando as duas passagens, são 27 penalidades e ele acertou 22. Um aproveitamento de 71% pelo Cruz-Maltino. Ao analisar toda a sua carreira, o rendimento sobe para quase 90%.

A verdade é que o Vasco não pode abdicar da Copa do Brasil que garante ao vencedor, uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Além disso, garante uma boa remuneração cada vez que o clube for avançando de fase.  Cruz-Maltino já embolsou R$ 3,1 milhões e pode receber mais R$ 2,1 milhões se vencer o ABC e passar para a terceira etapa da competição.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários