O Fluminense conquistou o bicampeonato da Taça Guanabara ao vencer o Flamengo de virada por 2 a 1, na última quarta-feira (08). Aliás, a equipe já teve seu momento de oscilação com três partidas sem um triunfo. Na atual situação, se encontra invicto há cinco jogos, com cinco vitórias. Até aqui a impressão é positiva, já que Fernando Diniz vem apresentando uma versão mais equilibrada do Tricolor.

Isso porque, a sua filosofia de buscar o ataque e valorizar a posse de bola vem sendo mantida. Prova disso é que o clube das Laranjeiras é dono do segundo melhor ataque do Carioca, com 20 gols. Assim como, no estadual é líder nos passes certos, com 6131.

Com relação a posse de bola, é a equipe do Carioca com a maior média, no caso de 64,5% após 11 jogos. No entanto, na parte da finalização, Diniz precisa ajudar seus jogadores a aprimorá-las, já que das equipes semifinalistas é a que menos chuta no gol.

Gabriel Pirani e Árias fazem dobradinha em jogada no duelo contra o Flamengo – Mailson Santana/Fluminense FC

A equipe compensa essa carência com o bom volume de jogo. De tal modo que se destaca como segundo participante do Carioca com mais cruzamento certos, com 54. Assim como, ocupa a mesma posição nas viradas de jogo corretas, até o momento com 31.

O Fluminense permanece invadindo a área adversária de maneira frequente. Tanto que foi quem sofreu mais pênaltis no Estadual, foram quatro até aqui.

Fortalecimento defensivo do Fluminense

Fernand Diniz vem conseguindo aprimorar o Tricolor na parte defensiva, um aspecto normalmente criticado em seus trabalhos. Especialmente em sua primeira passagem no Fluminense.

Para efeito de comparação, nas primeiras 11 partidas quando concretizou o seu retorno ao clube das Laranjeiras, a equipe sofreu 13 gols. Além disso, não conseguiu engatar uma sequência de jogos sem ter seu sistema defensivo vazado.

Na atual temporada, o Tricolor tomou quatros gols nas suas primeiras 11 partidas e ficou quatro jogos sem sofrer gols. A maioria deles saiu no momento de oscilação da equipe em 2023, quando ficou três duelos sem conseguir um resultado positivo.

Obviamente, no início desta temporada, o clube das Laranjeiras vem enfrentando adversários inferiores tecnicamente em comparação com 2022, quando Diniz retornou. Mesmo assim, a equipe demonstra uma maior compactação, novas peças e a qualificação do elenco também permitem isso.

Aliás, cinco das nove contratações do Fluminense para 2023 foram visando melhorar o sistema defensivo. Apesar do pouco tempo com as novas alternativas, os resultados já vêm aparecendo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários