O Campeonato Brasileiro tem no equilíbrio uma de suas principais características na edição deste ano. É claro que a pandemia tira o brilho do público nas arquibancadas e transforma os jogos em casa ou fora em duelos com características bem diferentes. Ninguém pode negar a força do Flamengo no Maracanã lotado ou a dificuldade de segurar o Athletico-PR na Arena da Baixada. Na temporada atual, a queda nos números das duas equipes como mandantes mostra isso de forma cristalina.
A competição é longa, uma verdadeira maratona. Com os times entrando no segundo turno e disputando decisivos mata-matas na Copa do Brasil e na Libertadores, o fôlego será fator fundamental, assim como o elenco.
Sem dúvida, Flamengo, Palmeiras e Atlético-MG têm os melhores jogadores à disposição. Já o São Paulo, time de aproveitamento mais relevante até aqui, faz do talento dos garotos da base e do trabalho de Fernando Diniz as suas armas.  O Grêmio tem a consistência do comando de Renato Gaúcho, técnico há mais tempo num clube da Série A do Brasileiro. O Internacional parece vir caindo de rendimento. Nessa corrida de longa duração, Santos e Fluminense estão ali no bolo, acompanhando o pelotão de frente, mas sem grandes expectativas.
Curiosamente, a Copa do Brasil e a Libertadores podem ser decisivas para definir o título do Brasileiro. Se os times avançarem em uma das duas – ou em ambas – competições, terão que dividir suas atenções. Se forem eliminados, será preciso superar o tradicional baixo-astral. Nesse aspecto, o Galo está tranquilo: só tem o Brasileiro a disputar e com muitas opções nas mãos de Jorge Sampaoli. Mas é preciso bem mais para ser campeão brasileiro… por isso, o futebol é um esporte sensacional! Façam as suas apostas!

Comentários