Palco da final da Taça Rio deste domingo, às 16h, o estádio Raulino de Oliveira já foi protagonista no Campeonato Carioca. E o Botafogo não pode reclamar das memórias no campo onde enfrenta, mais uma vez, o Audax. Afinal, foi nele que o craque Clarence Seedorf brilhou algumas vezes com a camisa alvinegra. Inclusive, sagrou-se campeão estadual há exatamente dez anos.

Na ocasião, em 2013, o Alvinegro levou a Taça Guanabara ao superar o Vasco no Nilton Santos. A decisão da Taça Rio, porém, ocorreu em Volta Redonda. E, desta vez, o rival foi o Fluminense. Com mais uma conquista, o time liderado pelo holandês garantiu o título carioca antecipadamente. O atacante Rafael Marques marcou o gol da vitória por 1 a 0.

Seedorf liderou o Botafogo na conquista da Taça Rio e do Estadual de 2013 – Satiro Sodre / AGIF/Botafogo

O Maracanã passava por reformas para a Copa do Mundo de 2014 e não teve jogos. Dessa forma, o Raulino de Oliveira era frequentemente a casa dos clubes  grandes. Ainda assim, esta foi a única vez em que um Campeonato Carioca foi decidido no Vale do Aço.

Nona conquista vem aí?

O Botafogo ganhou sua oitava – e última – Taça Rio em 2013. Desde então, na maioria das edições do Carioca, o tradicional segundo turno virou uma disputa entre quinto e oitavo colocados. Além disso, fornece vaga na Copa do Brasil ao campeão. Assim, com a campanha decepcionante na Taça Guanabara, o Glorioso teve que se contentar com este cenário.

O time-base alvinegro em 2013 era o seguinte: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio César; Marcelo Mattos, Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques. O técnico era Oswaldo de Oliveira.

Em 2010, outro caneco histórico

É impossível, porém, associar o Botafogo e a Taça Rio sem lembrar de 2010. Afinal, Loco Abreu e Jefferson brilharam na conquista sobre o Flamengo, no Maracanã. Com isso, asseguraram o título carioca para o clube, também de forma antecipada.

Cavadinha do Loco Abreu na Taça Rio do Campeonato Carioca de 2010, contra o Flamengo

Curiosamente, aquela temporada começou da pior maneira possível. A equipe foi goleada pelo Vasco por 6 a 0. Assim, Estevam Soares foi demitido e Joel Santana chegou para arrumar a casa. Não poderia ter dado mais certo. Loco Abreu assumiu a responsabilidade em campo (com direito à cavadinha), Jefferson fechou o gol e o Botafogo chegou ao título menos de três meses depois do vexame.

Confira a lista de finais da Taça Rio do Botafogo:

1982 – vice-campeão
1989 – campeão
1990 – vice-campeão
1991 – vice-campeão
1997 – campeão
2007 – campeão
2008 – campeão
2009 – vice-campeão
2010 – campeão
2012 – campeão
2013 – campeão
2017 – vice-campeão
2018 – vice-campeão
2021 – vice-campeão

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários