Com status de maior reforço do Vasco na última janela, Payet parece, enfim, começar a corresponder às expectativas de sua contratação. Afinal, o camisa 10 teve início irregular pelo Cruz-Maltino, tanto é que alternou entre a titularidade e a reservas nos sete jogos disputados. Mas seguiu aprimorando a parte física e, agora, vive seu melhor momento no clube, após três meses de adaptação.

A estreia do meia aconteceu no empate com o Bahia, em Salvador, com atuação promissora. Ele participou, aliás, da jogada que, por pouco, não resultou na vitória carioca, na Arena Fonte Nova, em chute de Jair de dentro da área. Depois, teve rendimento mais tímido no clássico com o Fluminense e uma exibição razoável diante do Coritiba, quando deu passe para Rossi balançar a rede.

Payet - Vasco da Gama -
Payet celebra seu primeiro grande momento com a camisa do Vasco – Fotos: Leandro Amorim/Vasco

Período de dúvidas

No entanto, o que parecia ser um caminho de evolução naquele momento virou desconfiança, já que Payet não esteve bem nos jogos contra América-MG, quando começou como titular, e Santos, vindo do banco. O desempenho foi aquém do esperado nesse período, e o próprio técnico Ramón Díaz revelou a necessidade de o camisa 10 melhorar o condicionamento.

“O Payet tem de melhorar o seu físico, porque a necessidade da equipe é muito grande e jogamos com muita intensidade”, disse o argentino, à época.

Já na penúltima rodada, empate sem gols com o São Paulo, no Rio, nova atuação apagada do meia. Até que veio a paralisação do calendário nacional em função da Data-Fifa. Foram mais dez dias de preparação no CT Moacyr Barbosa. O trabalho, então, surtiu efeito contra o Fortaleza – foi dele o gol que garantiu o Gigante da Colina fora do Z4 da Série A, ao menos, até a próxima rodada.

Jogos de Payet pelo Vasco

    • Bahia 1 x 1 Vasco
    • Vasco 4 x 2 Fluminense
    • Vasco 5 x 1 Coritiba (titular)
    • América-MG 0 X 1 Vasco (titular)
    • Santos 4 x 1 Vasco
    • Vasco 0 x 0 São Paulo
    • Vasco 1 x 0 Fortaleza (titular)

Harmonia e boa relação com elenco

Um dos fatores que serve para ajudar na adaptação de Payet é a boa relação com os companheiros de grupo do Vasco. Aliás, ambiente leve ficou claro após a vitória da última quarta-feira (18). Em imagens nas redes sociais do clube, o francês aparece comemorando o triunfo com Praxedes e Marlon Gomes, titulares da equipe carioca. Quase todos os atletas o abraçaram com carinho após o gol.

Por sinal, quem também falou sobre a presença do meia no grupo foi Léo, um dos capitães do elenco. Sem deixar o time desde o começo do ano, o camisa 3 afirmou ser ótima a convivência com um jogador desse nível, tanto nas quatro linhas, quanto no dia a dia. Nem mesmo o idioma diferente vem sendo capaz de atrapalhar a sua adaptação no Cruz-Maltino.

A evolução, inclusive, tende a ser ainda mais natural a partir de agora. Isso porque Payet mora sozinho no Rio de Janeiro, porém, a sua família está a caminho do Brasil e se mudará em breve à Cidade Maravilhosa. Assim, ele terá a esposa e filhos por perto. Por conta disso, deixou o hotel onde viveu desde agosto e alugou um apartamento na Barra de Tijuca, Zona Oeste da cidade.

“O Payet é uma referência dentro de campo e fora dele. Eu admiro muito quando a pessoa é humana e ele é humano demais. A gente aprende todo dia com ele. Pode ver que quando faz um gol, vai abraçar todo mundo e todos abraçam de volta. É um cara querido pelo grupo e veio pra somar. Quem está aqui dentro pode confirmar, que ele é extraordinário. Não só como jogador, é uma grande pessoa”, disse.

Payet segue como titular?

O Vasco agora mira o clássico com o Flamengo, no domingo (22), às 16h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. A expectativa fica pela manutenção ou não do 10 da Colina como titular. Porém, terá concorrência: Paulinho retorna de suspensão pelo terceiro amarelo e vai aparecer de novo na equipe.

Entretanto, Marlon Gomes e Rossi seguem como dúvidas por conta de lesões musculares, o que abriria brecha para o meia seguir no esquema ofensivo montado pelo técnico Ramón Díaz.

Payet comemora gol marcado sobre o Fortaleza junto à torcida em São Januário – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários