A CBF emitiu uma nota oficial na noite desta sexta-feira (1) comunicando que não vai mais adiar jogos do Campeonato Brasileiro durante as datas Fifa, destinadas às partidas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O Flamengo, clube que mais insistia pela remarcação dos jogos, em razão de ter muitos jogadores convocados, foi avisado pela entidade antes mesmo da publicação da nota oficial.

Desta maneira, o time rubro-negro não poderá contar com Gabigol, Everton Ribeiro, Isla e Arrascaeta nos confrontos contra Bragantino e Fortaleza, nos dias 6 e 9 deste mês, respectivamente. O clube ainda pode ficar desfalcado em mais três jogos em novembro, que prevê uma rodada tripla das Eliminatórias da Copa.

A CBF manteve as datas do Campeonato Brasileiro em outubro – Lucas Figueiredo/CBF

A medida da CBF causou mal-estar entre a própria entidade e os clubes que torciam pelo adiamento dos jogos. No mês passado, Juninho Paulista, coordenador de seleções, disse publicamente que adiaria três partidas de Flamengo, Internacional, Palmeiras e Atlético-MG para que não fossem prejudicados.

Mas um movimento encabeçado por atletas entrou em cena e a CBF se viu pressionada a rever sua promessa. Nesta sexta-feira, um documento assinado por atletas de 19 clubes da Série A, à exceção do Flamengo, foi entregue à CBF pedindo que os jogos do Brasileiro não fossem mais adiados, já que o campeonato só terminaria após a primeira quinzena de dezembro, prejudicando as férias e a preparação para a próxima temporada.

Acuada, a CBF mudou de ideia e em sua nota oficial justificou, entre outros pontos, que em caso de novas paralisações, o Brasileiro não terminaria na data prevista de 5 de dezembro, ferindo desta maneira uma acordo com a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), firmado ainda em 2020.

Confira na íntegra a nota oficial da CBF

Sobre as partidas do Campeonato Brasileiro da Série A a serem realizadas durante os períodos das duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA Catar 2022, nos meses de outubro e novembro, a CBF esclarece:

1. A entidade recebeu nesta quinta-feira, 30 de setembro, ofício da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) reforçando a necessidade do pleno cumprimento do acordo firmado junto ao Ministério Público do Trabalho em agosto de 2020, que estabelece a primeira quinzena de dezembro como prazo limite para encerramento das atividades desta temporada.

2. Este acordo, homologado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, quando da retomada dos jogos no Brasil após a parada dos campeonatos por conta da pandemia, garante férias integrais e um período adequado de pré-temporada aos clubes e atletas antes do início das competições de 2022.

3. A intenção inicial da CBF era promover o adiamento dos jogos da Série A durante as duas próximas datas FIFA, pois contava com a possibilidade de remarcar os jogos adiados utilizando datas até 29 de dezembro. Porém, após um estudo detalhado da tabela, os adiamentos tornaram-se inviáveis por conta da inexistência de datas disponíveis a partir da limitação estabelecida no acordo com os atletas.

4. Diante da impossibilidade de que sejam feitos todos os ajustes necessários no calendário da temporada atual, as referidas rodadas serão mantidas conforme originalmente marcadas.

5. Em anexo, a CBF divulga o calendário revisado contemplando os jogos do Campeonato Brasileiro Série A e da Copa do Brasil, que se encerrarão nos dias 09 e 15 de dezembro, respectivamente, em linha com o acordo firmado. Importante frisar que a data de encerramento do Campeonato Brasileiro da Série A foi ajustada, de 5 para 9 de dezembro, em decorrência da final da Copa Libertadores da América ser disputada entre dois clubes brasileiros e dos remanejamentos realizados na data Fifa de setembro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários