O futebol brasileiro segue como a principal fábrica de talentos mundiais. Em um estudo realizado pelo observatório internacional de futebol, o CIES, o Brasil foi o único país com quatro representantes entre as dez maiores promessas internacionais. No caso, os atacantes Ângelo e Marcos Leonardo, do Santos, Endrick, do Palmeiras, e Vitor Roque, do Athletico-PR, estão na lista.

Aliás, o principal critério para essa avaliação é que os atletas precisam ter menos de 20 anos.

Ângelo e Marcos Leonardo comemoram gol do Santos – Ivan Storti/Santos FC

O camisa 9 do Peixe é considerada a maior joia do país pelo estudo. Isso porque, no ranking geral, é o terceiro melhor colocado, atrás apenas do líder Gavi, do Barcelona, e Bellingham, do Borussia Dortmund (ALE). Em seguida, os melhores atletas brasileiros são Vitor Roque, em quinto, Endrick, em oitavo, e Ângelo, em nono.

O CIES realizou uma análise considerando 200 jogadores de 75 ligas nacionais diferentes, além de distinguir por posições do campo.

Confira a lista completa

1. Pablo Gavi, meio-campo espanhol (Barcelona)

2. Jude Bellingham, atacante inglês (Borussia Dortmund-ALE)

3. Marcos Leonardo, atacante brasileiro (Santos)

4. António Silva, lateral português (Benfica-POR)

5. Vitor Roque, atacante brasileiro (Athletico-PR)

6. Alejandro Balde, lateral espanhol (Barcelona)

7. Milos Kerkez, lateral húngaro (AZ Alkmaar-HOL)

8. Endrick, atacante brasileiro (Palmeiras)

9. Ângelo, meia-atacante brasileiro (Santos)

10. Youssoufa Moukoko, atacante alemão (Borussia Dortmund-ALE)

Seleção desfalcada na Copa do Mundo Sub-20

Após conquistar o Sul-Americano sub-20, a Seleção Brasileira garantiu uma vaga na Copa do Mundo da categoria. Vitor Roque foi um dos destaques do time verde e amarelo no torneio continental de base. Ângelo e Marcos Leonardo até foram convocados, mas depois saíram da lista, à pedido do Santos.

Por sinal, os comandados de Ramon Menezes disputaram amistosos na Espanha com o objetivo de finalizar a preparação do Mundial sub-20. A Seleção venceu a República Dominicana por 1 a 0, no primeiro teste, e empatou com o Iraque por 1 a 1.  O técnico até convocou o atacante do Athletico e Endrick, mas depois precisou chamar substitutos. Isso porque essas partidas não se encaixam na Data Fifa e os clubes não os liberaram pela falta de obrigatoriedade. Marcos Leonardo desejava participar dos jogos, mas o Peixe também vetou sua saída.

Ramon até deseja contar com as quatro promessas na Copa do Mundo da categoria, no entanto, depende do aval de suas equipes. Aliás, o Furacão já informou que não vai ceder Vitor Roque. A ausência dos outros três nas últimas convocações também diminui a possibilidade de disputarem o Mundial sub-20.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários