O Everton sofreu até o segundo final. Mas conseguiu se salvar do rebaixamento da Premier League. Neste domingo (28/5) o  time entrou na 38ª e última rodada do Campeonato Inglês como o primeiro fora do Z3. Enfrentou em casa o Bournemouth e uma vitória o salvaria. Porém, com empate ou derrota,  dependeria de tropeços de Leicester e Leeds. O Leeds se deu mal contra o Tottenham e foi rebaixado. Mas o Leicester venceu o West Ham. Depois de um primeiro tempo de muita pressão e nada de gol, a torcida que lotou o Goodson Park se desesperava com a iminência do primeiro rebaixamento do time. Há 69 anos o Everton não caía de divisão. Mas um golaço de Doucouré garantiu o 1 a 0 e a salvação.

Veja aqui a tabela de classificação do Campeonato Inglês

Marcos Senesi (Bournemouth, de preto)  disputa a bola com Gray, um dos destaques do Everton  – Jan Kruger/Getty Images

Assim, o Everton foi aos 36 pontos, contra 34 do Leicester, que cai juntamente com o Leeds (31 pontos) e Southampton (27).

Everton uma pilha de nervos

O Everton entrou em campo muito nervoso. Teve as duas melhores chances, mas foi o Bournemouth que teve maior posse (55%). Porém, o atacante Solanke estava com péssima pontaria, três finalizações fora do alvo. Sempre que tinha a bola, o Everton se lançava ao ataque com perigo e quase marcou num chute de Gueye que passou raspando e uma de Garner em que o goleiro Travers fez milagre. Mas nada de gol. Com a combinação de resultados, o time que é um dos grandes do futebol inglês estava caindo de divisão

O gol da salvação

No segundo tempo, tome pressão do Everton. O goleiro Travers fez uma defesa de muito reflexo em cabeçada de Onana, aos cinco minutos. Era gol certo dos Toffees.  Mas a bola acabou entrando aos 12, quando Doucouré, de fora da área, mandou uma bomba que deixou o goleiro Travers estático. Uma pintura que começava a salvar o time. Depois dos 25 minutos, o Everton se fechou.  O jogo do Leicester acabou primeiro. Era um drama: se levasse um gol, o Everton cairia.  Nos acréscimos,  Pickford fez uma defesa monstruosa nos acréscimos. Everton a salvo e invasão da torcida como se fosse título.

Assim, caíram Leicester, Leeds e Southampton. Burnley, Sheffielf United e Luton Town subiram de divisão

Everton, um gigante

O Everton ostenta nove títulos ingleses (é o quarto maior campeão) e sete vices. Porém, não levanta o caneco desde 1987. Seus títulos:
1890/91, 1914/15, 1927/28, 1931/32, 1938/39, 1962/63, 1969/70, 1984/85, 1986/87

Ligas europeias

Com o fim da Premier League assim ficou a divisão inglesa para as ligas europeias
Champions – Manchester City (tricampeão), Arsenal, Manchester United e Newcastle
Liga Europa – Liverpool e Brighton
Liga Conferência – Aston Villa
OBS: Vale destacar que o West Ham, caso seja campeão da Liga Conferência (decidirá com a Fiorentina) irá para a Liga Europa.

Jogos da 38ª rodada da Premier League

Domingo (28/5)
Aston Villa 2×1 Brighton
Everton 1 x 0 Bournemouth
Leeds 1×4 Tottenham
Brentford 1×0 Manchester City 
Manchester United 2×1 Fulham
Chelsea 1×1 Newcastle
Leicester 2×1 West Ham
Arsenal 5×0 Wolverhampton
Southampton 4×4 Liverpool
Crystal Palace 1×1 Nottingham Forest

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários