Além da estreia do futebol Olímpico nesta quarta-feira, com direito a uma goleada por 5 a 0 das meninas sobre a China,  o Comitê Olímpico Internacional anunciou a cidade que vai sediar as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2032: Brisbane, na Austrália. Na votação, em Tóquio, a cidade da costa leste australiana era candidata única e foi aprovada por 72 dos 77 votos válidos. Houve três abstenções. O COI elogiou o projeto de Brisbane para o evento.

Em Brisbane teve celebração da cidade sede dos Jogos Olímpicos em 2032 – Reprodução

 

“O plano para os Jogos em Brisbane respeita as estratégias que queremos para uma competição sustentável e com responsabilidade econômica, que deixe um legado para a sociedade”, afirmou o presidente do Comitê, Thomas Bach.

Após o anúncio, houve comemoração com fogos de artifício em Brisbane. O primeiro-ministro da Austrália, Scott Morrison, que havia enviado um vídeo ao comitê em apoio à candidatura da cidade, ressaltou o legado que a competição pode proporcionar em termos econômicos e esportivos.

“Haverá benefícios para a população e também para uma geração de atletas. É uma grande oportunidade para o país”, declarou.

A Austrália vai ser palco dos Jogos Olímpicos pela terceira vez. Melbourne foi sede em 1956 e Sydney foi a anfitriã em 2000. Vale citar que o futebol olímpico não ganhou medalhas nessas edições (em 1956 ainda não havia competição feminina no futebol).

Antes, haverá Jogos Olimpicos em Paris (2024) e e Los Angeles (2028).

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários