Uma reunião virtual da Federação Paulista de Futebol com os clubes, no início da tarde desta quinta-feira, definiu que não haverá a rodada deste fim de semana do Paulistão. A motivação foi a decisão do governo de São Paulo, que proíbe jogos de futebol (um dos serviços não essenciais que precisam parar por causa do aumento do número de casos e mortes na pandemia) no estado. A federação tentou levar as partidas para outros estados. Mas, com as recusa dos governos do Rio de Minas (que vai parar os jogos a partir da próxima segunda-feira) em aceitarem os jogos, somadas à probição do futebol em Goiás, Brasília e Espírito Santo (este a partir desta sexta-feira), a situação se complicou. Afinal, não havia tempo hábil para buscar algum local para os jogos (Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul seriam as opções mais viáveis).
Na reunião também foi pautada a possibilidade de os clubes entrarem na justiça contra a decisão do governo Dória em proibir os jogos entre os dias 15 e 30 de março, para tentar diminuir a média móvel da de infectados e mortos. Sete clubes votaram a favor da ida ao judiciário: Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Novorizontino, São Bento e São Paulo.
Já Botafogo, Bragantino , Corinthians, Ferroviária, Palmeiras, Ponte Preta, Santo André, Santos e São Caetano, disseram não. O presidente Reinaldo Carneiro de Bastos preferiu se abster.
Os jogos cancelados (Quinta rodada)
Previstos para o sábado
Palmeiras x São Paulo
Ponte Preta x Santos
Ferroviária x Guarani
Ituano x Botafogo
Previsto para o domingo
Santo André x São Bento
Mirassol x Corinthians
São Caetano x Novorizontino
Inter de Limeira x Bragantino
Vale lembrar que, além do Paulistão, há vários estaduais interrompidos pelo Brasil: Goiano, Brasiliense e Cearense. O Paraibano, que começaria nesta semana, teve a estreia adiada. Também não pode ter futebol em Rondônia, Acre e Amapá. Minas interrompe os jogos a partir desta segunda-feira. No Paraná, há uma situação complicada. Praticamente todas as cidades proíbem os jogos, mas há algumas partidas sendo jogadas, principalmente em Toledo. Com isso, o Paranaense tem times com quatro partidas e outros que nem sequer estrearam.
Comentários