Marcelo Gallardo é um ídolo da torcida do River Plate. Ex-jogador formado no clube, ele esteve presente em momentos marcantes, como o renascimento após a queda para a segunda divisão argentina e a conquista de duas Libertadores e uma Sul-Americana. Mas uma incrível maldição o acompanha e a derrota de 3 a 1 para o Fluminense na noite desta terça-feira (25) comprova. O treinador jamais venceu um clube brasileiro dentro do Monumental de Monumental de Núñez pela Libertadores.

Marcelo Gallardo jamais venceu clubes brasileiros no Monumental de Núñez pela Libertadores – Prensa River/Diego Haliasz

E os números comprovam essa escrita bizarra que persegue Gallardo. Dos 38 jogos que fez em casa pela Libertadores, o treinador acumula apenas cinco derrotas, mas quatro delas são para times do Brasil. Antes do Fluminense, Gallardo viu seu time perder para o Cruzeiro (1 a 0, em 2015), Grêmio (1 a 0, em 2018) e Palmeiras (3 a 0, em 2020) – a exceção foi o Independiente de Medellín, da Colômbia.

Na edição 2020 da Libertadores, o River Plate conseguiu derrotar São Paulo e Athletico Paranaense, mas estes dois jogos foram disputados no estádio do Independiente, em Avellaneda, já que o Monumental passava por obras. Com a casa reformada, o River retornou. E perdeu para o Palmeiras no primeiro duelo da semifinal.

Comentários