O Fluminense carimbou com três rodadas de antecedência a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores 2023. Após o empate entre São Paulo e Atlético-MG por 2 a 2, no Morumbi, o Tricolor não pode mais ser ultrapassado pelos adversários e com o triunfo sobre o Ceará escapa do ‘fantasma’ da pré.

Diniz tem feito um grande trabalho pelo Fluminense, que volta à Lbertadores pela terceira vez seguida – MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Dessa forma, com o empate no Morumbi, o Tricolor Paulista, atual oitavo colocado, soma 51 pontos e como só poderá chegar a 60, não terá mais condições de ultrapassar a equipe de Diniz. Nesse sentido, já o Galo tem chance de ainda terminar com os mesmos 61 pontos dos cariocas, mas com menos vitórias (Flu tem 18 contra 13 do Galo).

Sendo assim, na pior das hipóteses, o Fluminense pode terminar na sexta colocação. Contudo, como o Flamengo conquistou as Copas (Libertadores e do Brasil), o Brasileirão terá um G8, e os seis primeiros colocados estarão na fase de grupos no ano que vem. Sétimo e oitavo ficarão na fase preliminar, respectivamente.

Portanto, essa será a terceira vez seguida em que o clube carioca disputará a competição continental. Por fim, repete o feito de 2011, 2012 e 2013, quando também esteve presente em três edições consecutivas.

Confira as datas da Libertadores

Eliminatória prévia à fase de grupos

8 de fevereiro a 15 de março

Sorteio dos grupos

22 de março

Fase de grupos

5 de abril a 28 de junho

Sorteio do mata-mata

5 de julho

Oitavas de final

19 a 26 de julho

Quartas de final

23 a 30 de agosto

Semifinais

27 de setembro a 4 de outubro

Final

11 de novembro

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários