Faltou técnica mas sobrou vontade ao Fluminense. Na base da pressão, o Tricolor venceu por 3 a 1 o Santos, neste domingo (25), no Maracanã, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Flu subiu para a quarta colocação, com 29 pontos, deixando o Santos para trás, em sétimo, com 27. Os dois times volta a campo no sábado: o Fluminense encara o Fortaleza, no Castelão, enquanto o Santos recebe o Bahia, na Vila Belmiro.

Luccas Claro (E), autor do primeiro gol do Fluminense, comemora com Danilo Barcelos
Luccas Claro (E), autor do primeiro gol do Fluminense, comemora com Danilo Barcelos – Lucas Merçon/Fluminense

O Fluminense dominou completamente a primeira etapa e sua maior arma foi a pressão na saída de bola do Santos, abafando os jogadores na linha da grande área. A tática funcionou e os tricolores tiveram duas boas chances criadas em erros forçados da defesa santista. O Santos, por sua vez, mostrava completa desorganização no meio do campo, deixando os atacantes isolados. Aos 28, o Flu fez valer sua superioridade, com um gol de cabeça de Luccas Claro depois de boa troca de passes.

Atuações do Fluminense: quem se destacou contra o Santos
Atuações do Santos: quem se destacou contra o Fluminense

Aos 35, o empate do Santos. Madson cruzou e Marinho se antecipou ao zagueiro Nino. A comissão técnica tricolor reclamou muito com o árbitro Anderson Daronco, que demorou a autorizar a volta ao campo de Danilo Barcelos, atendido por causa de um sangramento na boca. A jogada do gol aconteceu, justamente, pelo lado esquerdo da defesa tricolor.

O segundo tempo começou igual ao primeiro, com pressão do Flu. E não demorou a sair o segundo, com mais um gol de zagueiro. Nino desviou após bate-rebate em cobrança de falta e recolocou os tricolores à frente do placar. Mas o time de Odair Hellmann, mais uma vez, recuou e voltou a dar espaços para o Santos. Com a entrada de Ganso, o Flu afrouxou na marcação e o Santos passou a dar trabalho, principalmente nas investidas de Soteldo. Já nos descontos, aos 47, Marcos Paulo fechou a conta após escanteio.

FLUMINENSE 3 x 1 SANTOS

Fluminense: Muriel, Igor Julião, Nino, Luccas Claro e Danilo Barcelos; Hudson, Dodi, Nenê (Marcos Paulo 43/1º) e Michel Araújo; Fred (Yuri 44/2º) e Caio Paulista (Ganso 15/2º).
Técnico: Odair Hellmann.
Santos: João Paulo, Laércio (Arthur Gomes, intervalo), Lucas Veríssimo, Luan Peres e Madson; Jobson (Alison 14/2º, depois Marcos Leonardo 31/2º), Diego Pituca e Felipe Jonatan (Jean Mota 39/2º); Soteldo, Marinho e Lucas Braga (Ângelo 14/2º).
Técnico: Cuca.
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Gol: Luccas Claro 28/1º, Marinho 35/1º, Nino 10/2º, Marcos Paulo 47/2º
Cartões amarelos: Michel Araújo, Dodi, Hudson, Fred (FLU), Felipe Jonathan, Arthur Gomes, Luan Peres, Soteldo (SAN)

Comentários