A altitude volta a ser uma preocupação para o Fluminense após pouco mais de dois anos. Afinal, a equipe carioca encara o The Strongest, na Bolívia, nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), no Estádio Hernando Siles. Assim, terá pela frente a altitude de 3.600m de La Paz, Além disso,  precisa superar também um aproveitamento de 37%.

O Tricolor acumula nove jogos na altitude. Mas  apenas três vitórias. No mais, um empate e cinco derrotas. A última partida “nas alturas” foi em 2022: triunfo por 2 a 1 sobre o Millonarios, da Colômbia, pela segunda fase preliminar da Libertadores. Mas a maior altitude que já encarou foram os 4.000 m de Potosí, na Bolívia. Naquela oportunidade, o time das Laranjeiras perdeu por 2 a 0 para o Nacional de Potosí.

Na última vez em que teve de encarar a altitude, o Fluminense fez 2 a 0 no Millonarios, da Colômbia, em Bogotá. Mas o retrospecto nas alturas não é dos melhores  – Mailson Santana / Fluminense

Fluminense adota estratégia para evitar a altitude

Neste confronto com o The Strongest, o Tricolor adotou o mesmo planejamento do River Plate. Os comandados de Diniz chegaram à cidade de Santa Cruz de La Sierra, no nível do mar, na quarta-feira (24), Mas vão para La Paz poucas horas antes do duelo. Assim, o objetivo é minimizar os efeitos da altitude. Além disso, vale ressaltar que a equipe carioca é a única que ainda mantêm 100% de aproveitamento na Libertadores.

A irregularidade dos outros rivais do grupo deixa o Fluminense em situação confortável. Assim,  uma vitória já garante a classificação antecipada para as oitavas. Tal situação também pode ocorrer em caso de empate. Para isso, deve haver um vencedor no outro duelo do grupo entre Sporting Cristal, do Peru, e River Plate, da Argentina.

Confira o retrospecto do Tricolor na altitude

Libertadores

2008
Fase de grupos – LDU (EQU) 0 x 0 Fluminense – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (2.734 metros)
Final – LDU (QUE) 4 x 2 Fluminense – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (2.734 metros)
2011
Fase de grupos – América do México (MÉX) 1 x 0 Tricolor – Estádio Azteca, na Cidade do México (2.200 metros)
2022
Segunda fase preliminar – Millonarios (COL) 1 x 2 Fluminense – Estádio Nemesio Camacho (El Campín), em Bogotá (2.552 metros)

Sul-Americana

2009
Final – LDU(EQU) 5 x 1 Tricolor – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (2.734 metros)

 2017
Segunda fase – Universidad Católica (EQU) 1 x 2 Fluminense – Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito (2.850 metros)
Oitavas de final – LDU (EQU) 2 x 1 Tricolor – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (2.734 metros)

 2018
1ª fase – Nacional Potosí (BOL) 2 x 0 Fluminense – Estádio Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (3.960 metros)
Oitavas de final – Deportivo Cuenca (EQU) 0 x 2 Tricolor – Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito (2.734 metros)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários