A situação de Roger Machado no Fluminense é praticamente irreversível. A derrota de 4 a 2 para o Internacional na rodada passada, a quarta seguida no Campeonato Brasileiro, deixou o treinador com um pé fora das Laranjeiras. A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira (16) em uma reunião envolvendo a cúpula de futebol tricolor. De acordo com informações repassadas ao Jogada10, Roger Machado só permanecerá no comando caso classifique o Fluminense para a semifinal da Libertadores. Na quinta-feira (19), o time enfrenta o Barcelona-EQU, em Guayaquil, no jogo decisivo das quartas de final. Como no primeiro duelo houve empate em 2 a 2 no Maracanã, os tricolores precisam vencer ou empatar, desde que marque três ou mais gols.
A insatisfação da diretoria do Fluminense com Roger Machado não é de hoje. Os dirigentes sabem que o time caiu muito de produção recentemente. Além das quatro derrotas consecutivas no Brasileiro, que deixam o time a apenas dois pontos do Z4, na 15ª colocação, Roger perdeu para o Criciúma, que está na Série C, pela Copa do Brasil e só garantiu a vaga no jogo de volta. A classificação para as quartas da Libertadores deu uma sobrevida ao treinador após a vitória por 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, no Maracanã, mesmo jogando mal.
Mas o limite foi a derrota para o América-MG na 15ª rodada do Brasileiro. No dia seguinte, Roger participou de uma reunião com dirigentes e foi cobrado abertamente sobre a obrigação de obter bons resultados. A insatisfação girou em cima de uma declaração do treinador após o jogo, que elogiou o time e defendeu seu esquema ofensivo apesar do péssimo resultado, diante de um time que está na zona de rebaixamento.
Sem nome à vista, Marcão é o cara mais uma vez
O empate com o Barcelona de Guayaquil no Maracanã acendeu a luz vermelha, pois os equatorianos conseguiram virar o jogo com menos um jogador e o empate só veio graças a um pênalti nos acréscimos. A vontade de alguns dirigentes era de demiti-lo no dia seguinte, mas o presidente Mario Bittencourt argumentou que tal atitude, tomada entre um jogo e outro da Libertadores, poderia tumultuar o ambiente de vez. Mas após a derrota para o Inter, as coisas se agravaram para o lado de Roger.
Caso o Fluminense seja eliminado da Libertadores, Roger Machado será fatalmente demitido. Em seu lugar, nada de cara nova. Quem assumirá é Marcão, auxiliar técnico da comissão fixa do clube, que liderou o time na reta final do Brasileiro de 2020 com a saída de Odair Hellmann para o Qatar. A diretoria pensa ainda que trazer um novo treinador acarretaria ainda mais prejuízos aos cofres. Com contrato até dezembro de 2022 e salário mensal na faixa dos R$ 400 mil, Roger deixaria as Laranjeiras com uma grande quantia a receber.
Siga o Jogada10 nas redes sociais, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários