A Conmebol suspendeu na tarde desta terça-feira (4) todas as partidas de todas de clubes argentinos que jogariam na Colômbia nesta semana tanto pela Libertadores quanto pela Sul-Americana. Santa Fe x River Plate e Atlético Nacional x Argentinos Juniors, ambos pela Libertadores, e La Equidad x Lanús, pela Sul-Americana foram adiados e devem ser marcados para quinta e sexta-feira, provavelmente em campo neutro. O local mais indicado para a realização dos jogos é Assunção, capital do Paraguai.

Manifestante arremessa um coquetel molotov na direção das forças de segurança, em Cali – Luis Robayo/AFP

A entidade máxima do futebol sul-americano ainda não se manifestou oficialmente sobre o jogo do Fluminense contra Junior Barranquilla, na próxima quinta-feira (6), pela Libertadores, mas a tendência é de que o jogo não seja realizado, já que a polícia nacional da Colômbia já informou que não tem contingente necessário para fazer a segurança das delegações. Nesta terça, uma organizada do Junior Barranquilla emitiu um comunicado pedindo a suspensão do jogo, caso contrário iria às ruas para impedir o acesso dos times ao estádio.

Apesar de ainda não ser notificado oficialmente pela Conmebol, o Fluminense seguiu à risca a sua programação e embarcou na tarde desta terça-feira rumo a Barranquilla.

Os protestos na Colômbia ocorrem depois que o governo aprovou uma reforma tributária. Como resposta, houve uma greve geral que foi aderida pela maioria dos setores. Até a manhã desta terça-feira, 19 pessoas haviam morrido e mais de 800 ficaram feridas em conflito com a polícia. Em Barranquilla, local do jogo do Fluminense, foi registrada uma morte e mais de 100 pessoas detidas.

 

Comentários