O Palmeiras é o primeiro finalista do Paulistão-2021. Diferentemente do que fez em todo o campeonato, Abel Ferreira mandou a campo seu time principal e foi premiado com uma vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians em plena Neo Química Arena. Os gols de Luiz Adriano e Victor Luis, em meio a tantas oportunidades desperdiçadas, principalmente no primeiro tempo, fizeram justiça ao maior poderio técnico da equipe alviverde, que dominou o jogo e chega pelo segundo ano consecutivo à decisão do Estadual. O adversário sai do vencedor da outra semifinal, que será disputada entre São Paulo e Mirassol, também em jogo único, na noite deste domingo, no Morumbi.

Victor Luis comemora o seu gol diante do Corinthians, ainda no primeiro tempo do clássico em Itaquera – Cesar Greco / Palmeiras

Primeiro tempo

Sem poder contar com Fagner, que testou positivo para Covid, e com Luis Mandaca em seu lugar, o Corinthians até buscou fazer pressão no Palmeiras, mas não foi páreo para a maior qualidade técnica do adversário, que fez a diferença na etapa inicial. A finalização de Luan, à direita de Weverton, aos 11 minutos, foi a única a gol que os corintianos conseguiram, na jogada que antecedeu o tento alviverde. Depois disso, chegaram apenas em arremates de longe, com Gabriel e Otero. Os comandados de Abel Ferreira, por sua vez, souberam se posicionar muito bem nas linhas defensivas e exploraram os espaços oferecidos nas tentativas de avanço dos donos da casa. Em uma jogada veloz pelo lado direito, Rony finalizou rasteiro na área, e Victor Luis aproveitou rebote de Cássio para abrir o placar. Os palmeirenses ainda teve a chance de aumentar a vantagem, novamente com Victor Luis, que acertou a trave após excelente passe de Luiz Adriano. Aos 48, a auxiliar Neuza Inês Back assinalou impedimento após Luiz Adriano balançar a rede ao pegar rebote de chute na trave de Raphael Veiga. Com um ótimo primeiro tempo, o Verdão flertou com o perigo de desperdiçar tantas chances e já poderia ter resolvido a classificação com pelos menos mais dois gols.

Segundo tempo

O Corinthians precisava aproveitar o intervalo para acertar as falhas de posicionamento e marcação, já que seu setor defensivo ficou muito exposto, seguidamente no mano a mano com ataque do Palmeiras, e o meio-campo muito espaçado. Gustavo Mosquito e Mateus Vital foram as apostas de Vagner Mancini na volta para o segundo tempo. O Timão ganhou um pouco mais de mobilidade ofensiva com a entrada da dupla, mas ainda criava muito pouco. O Palmeiras, que abusava da ligação direta na etapa final, resolveu colocar a bola no chão. Aos 30, Zé Rafael lançou Luiz Adriano no meio dos zagueiros alvinegros e depois de tabelar com Rony, chutou no canto de Cássio para finalmente ampliar a vantagem alviverde. Tudo parecia resolvido, até que Danilo, que entrara no lugar de Felipe Melo, precisou de apenas quatro minutos em campo para derrubar Mosquito na área. Luan, aos 41, cobrou no travessão, com a bola ainda rebatendo na cabeça de Weverton, e colocou um ponto final em qualquer possibilidade de reação corintiana. No fim, depois de uma confusão na lateral, João Victor e Zé Rafael acabaram expulsos.

CORINTHIANS 0×2 PALMEIRAS – Semifinal do Campeonato Paulista

Local: Neo Química Arena – 16/5/2021

Corinthians: Cássio; João Victor, Jemerson (Gil, aos 27′ do 1ºT) e Raul Gustavo; Mandaca (Gustavo Mosquito, intervalo), Gabriel, Ramiro (Léo Natel, aos 24′ do 2ºT), Luan, Otero (Jô, aos 34′ do 2ºT) e Lucas Piton; Cauê (Mateus Vital, intervalo). Técnico: Vagner Mancini.

Palmeiras: Weverton; Luan, Gustavo Gómez e Renan; Mayke, Felipe Melo (Danilo, aos 35′ do 2ºT), Patrick de Paula, Raphael Veiga (Zé Rafael, aos 29′ do 2ºT) e Victor Luis (Viña, aos 22′ do 2ºT); Rony e Luiz Adriano (Danilo Barbosa, aos 35′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Victor Luis, aos 11′ do 1ºT (0-1); Luiz Adriano, aos 30′ do 2ºT (0-2).

Cartões Amarelos: Gabriel, Otero, Ramiro, Raul Gustavo e Luan (COR); Weverton e Luan (PAL).
Cartões Vermelhos: João Victor, aos 50′ do 2ºT (COR); Zé Rafael, aos 50′ do 2ºT (PAL).

Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Neuza Inês Back e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Comentários