A seleção de Comores viveu um drama  épico nesta  2ª-feira (24) pelas oitavas da Copa Africana. Enfrentou a anfitriã Camarões – que é muito superior – sem 12 jogadores, todos com Covid-19. E mais: dos infectados, estavam  dois goleiros (Ousseini e Ali Ahamada). O outro goleiro, o titular Boina, se machucou na rodada passada (3 a 2 sobre Gana). Assim, o zagueiro Alhadhur (Ajaccio/FRA) foi escalado como goleiro.

Como desgraça pouca é bobagem, logo aos 7 minutos o zagueiro Abdou foi expulso. No fim, Camarões venceu, mas a guerreira Comores jogou muita bola e vendeu caro a derrota: 2 a 1. Com um detalhe. Só não venceu porque o melhor em campo foi o goleiro de Camarões, Onana.  Ekambi e Aboubakar marcaram para os donos da casa.  M’Changama fez para Comores. Nas quartas, os camaroneses enfrentarão Gâmbia, que eliminou Guiné.

Ekambi fez o primeiro gol de Camarões –  Kenzo Tribouillard / AFP via Getty Images

Camarões já seria a equipe favorita mesmo sem os problemas de Comores, seleção que pela primeira vez se qualificou para uma Copa Africana e surpreendeu ao garantir a vaga às oitavas eliminando a campeoníssima Gana. Mas, nos últimos dias, o surto de Covid-19 pegou a seleção comorense em cheio. Para o jogo desta 2ª-feira, nem técnico o selecionado tinha:  Amir Abdou também testou positivo.

Primeiro tempo

Assim, Comores entrou para um duelo de David contra Golias. Nos minutos iniciais, muito ímpeto e uma irresponsabilidade do capitão Abdou  aos sete minutos. Sua entrada criminosa em Ekambi valeu expulsão direto. Com dez em campo e um zagueiro baixo (1,77m) improvisado no gol, era de se esperar Comores na retranca e um massacre de Camarões. Mas não teve nada disso. Comores buscou o ataque e fez do goleiro Onana (Lyon-FRA), com duas grandes defesas, ser um dos melhores em campo. Mas Camarões acabou chegando ao gol 34 minutos com Ekambi .

Segundo tempo

Camarões permaneceu em cima, teve quatro grandes oportunidades, Aboubakar (Al Nassr-ARA) fez um gol bem anulado, mas ao 25 minutos o artilheiro da Copa Africana (6 gols) deixou o dele, ao receber na cara do goleiro improvisado e tocar para a rede, num bonito gol.  No fim, o guerreiro selecionado de Comores  teve três oportuidades. O goleiro Onana salvou duas vezes, mas  não evitou o gol de  M’Changama (Guincamp-FRA), aos 40. Justo prêmio para Comores, que fez uma das partidas mais épicas da história da Copa Africana.

Oitavas de final da Copa Africana

23/1 – Domingo
Burkina Faso 1 x 1 Gabão (Nos pênaltis, Burkina 7 a 6)
Nigéria 0 x  1 Tunísia
24/1 – Segunda-feira
Guiné 0 x  1 Gâmbia
Camarões 2 x 1 Comores
25/1 – Terça-feira
13h – Senegal x Cabo Verde
16h – Marrocos x Malawi
26/1 – Quarta-feira
13h – Costa do Marfim x Egito
16h – Mali x Guiné Equatorial

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários