Mbappé do Paris Saint-Germain ganhou, nesta segunda-feira (27), o prêmio de jogador do ano pela Global Soccer Awards. O atacante francês derrotou os finalistas Salah (Liverpool), Lewandowski (Bayern), Messi (PSG), Cristiano Ronaldo (Manchester United) e Benzema (Real Madrid). O evento também contou com uma homenagem a ao brasileiro Ronaldinho. O pentacampeão, presente ao evento com um estiloso terno, ganhou um prêmio especial pela sua carreira.
“É um grande prazer estar aqui recebendo este prêmio e reencontrando grandes companheiros. E só me motiva a seguir buscando novos desafios” disse Mbappé.
Lewandoski perdeu a coroa para Mbappé, mas saiu com duas premiações: jogador do ano pelo público (em votação no Tik Tok) e autor do gol do ano, uma pintura de bicicleta a favor do Bayern contra o Dínamo de Kiev, pela Champions.
Cristiano Ronaldo também ganhou um prêmio especial por ter se tornado em 2021 o maior goleador do futebol em jogos oficiais (ultrapassando Pelé). CR7 já ganhou o prêmio de jogador do ano pela Global Soccer em seis oportunidades e no ano passado levou um controverso prêmio de “Jogador do Século 21” (afinal, somente 1/5 do tempo do século já se passou).
O evento distribuiu outros prêmios
Jogador do ano: Mbappé
Jogador do ano na votação popular: Lewandowski
Gol do ano: Lewandoski (Bayern)
Técnico do ano: Roberto Mancini (seleção da Itália)
Seleção do ano: Itália ( o Brasil foi um dos finalistas)
Defensor do ano: Bonucci (Juventus/ITA)
Melhor equipe feminina: Barcelona
Jogadora do ano: Alexia Putellas (Barcelona)
Dirigentes e empresários também foram premiados, como Txiki Beriguistain (Manchester City), como o melhor diretor de futebol do ano e Federico Pastorello (agente de vários jogadores, como Lukaku).
A premiação foi realizada em Dubai, no Emirados Árabes, e contou com a apresentação da atriz Melanie Winiger, ex-miss suíça.
Na história
O Globe Soccer Awards é um dos vários prêmios concedidos em fins de ano no futebol. Mas vem ganhando relevância. É organizado pela empresa de consultoria do mesmo nome em conjunto pela Associação Europeia de Clubes (ECA, em Inglês) e Associação Europeia dos Empresários de Jogadores (EFAA, em Inglês). Conta com investimentos do governo de Dubai e patrocínio da Tik Tok. Cristiano Ronaldo foi o jogador do ano em seis oportunidades e é o recordista. Messi só levou em 2015. Na temporada passada, deu Lewandowski.
Entre os brasileiros, Alisson venceu duas vezes como melhor goleiro (2019 e 2020) e Ronaldo Fenômeno ganhou um prêmio especial pelo conjunto da carreira.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários