O Governo do Rio de Janeiro lançou, na noite desta quarta-feira (27), o edital para a concessão do complexo do Maracanã. A licitação vai ocorrer no dia 27 de outubro, e o futuro concessionário poderá explorar o local, que inclui o estádio do Maracanã e o Maracanãzinho, pelos próximos 20 anos.

Justiça reconhece direito do Vasco em mandar jogos no Maracanã

Visão aérea do Complexo do Maracanã – Buda Mendes/Getty Images

Flamengo e Fluminense são os atuais administradores e almejam manter o controle do complexo. Por outro lado, o Vasco pretende entrar na briga. As partes, inclusive, travam disputas judiciais há praticamente dois meses.

Segundo o governo, o projeto, sob coordenação da Secretaria da Casa Civil, conta com uma modelagem inédita e reflete o resultado das conversas com a sociedade, clubes cariocas e entidades ligadas ao esporte. A audiência pública realizada em 2021, inclusive, auxiliou na elaboração do documento final.

Quantidade mínima de jogos

Uma das condições contidas no edital é a obrigatoriedade de, no mínimo, 70 partidas no estádio do Maracanã. Destas, 54 em torneios nacionais (casos da Séries A e B do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil), e internacionais, como a Libertadores e a Sul-Americana. Também há a exigência para 12 eventos anuais – olímpicos ou não – para o Maracanãzinho.

Os interessados em fazer parte da concessão terão a possibilidade de agendar visitas técnicas, assim como elaborar estudos e projetos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários