Há 16 anos, o Grêmio viveu um de suas façanhas, a Batalha dos Aflitos contra o Náutico na Série B. Naquele 26/11/2005,  na casa do rival, os gremistas, com quatro expulsos, venceram o Náutico com um gol nos acréscimos (de Anderson) num contra-ataque após um pênalti defendido pelo seu goleiro. O 1 a 0 levou o Grêmio de volta para a Série A. Nesta sexta, exatos 16 anos depois, o Grêmio não teve o que celebrar: perdeu em Salvador para o Bahia por 3 a 1 e está na iminência do rebaixamento. Ou vence os três jogos que restam, ou cairá pela terceira vez  na história.

Matheus Bahia aparece na área para fazer o primeiro gol do Bahia Felipe Oliveira / EC Bahia

Veja aqui as atuações do Grêmio

Neste duelo de desesperados, os gols do Bahia foram de Matheus Bahia, Raí Nascimento e Daniel. Thiago Santos descontou. Este triunfo fez  time nordestino pular para os 40 pontos, saindo da zona de rebaixamento (16º) e colocando o Juventude no Z4.  Já o Grêmio, com 36 pontos, segue em 18º, muito próximo da degola.
Veja aqui a tabela de classificação da Série A do Brasileiro

Primeiro tempo

O Grêmio entrou com uma formação nova: Villasanti e Bobson no meio e Campaz, que estava sem condições de jogo, no banco. E nos 20 primeiros minutos o time não fez nada. Foi envolvido pelo toque de bola do Bahia, que teve boas chances antes dos dez minutos e aproveitou dois erros para abrir 2 a 0. Aos 15, Vanderson e Alisson erraram na marcação e Matheus Bahia fez 1 a 0. Aos 17, Geromel foi atrasar uma bola para o goleiro Chapecó e deu nos pés de Raí Nascimento, 2 a 0.

O Grêmio estava perdido, mas o recuo do Bahia e a entrada de Campaz (não estava sem condição de jogo, Mancini?), fez o Grêmio equilibrar o jogo, que passou a ficar truncado e com os jogadores à flor da pele. E sem grandes oportunidades.

Segundo tempo

Mancini voltou com Douglas Costa e Rafinha em campo e voltou muito melhor, sufocando o retrancado Bahia. Os dois reservas fizeram a jogada que Borja, na pequena área, chutou mal. E num escanteio cobrado pelo raçudo Ferreirinha, Rafinha ficou com a sobra e seu chute bateu em Thiago Santos antes de entrar: 2 a 1.

E o jogo pegou fogo, com o Grêmio no desespero avançando a todo custo e o Bahia nos contra-ataques, chegando a fazer um gol bem anulado. Mas, aos 39 veio a pá de cal. Rodallega fez ótima jogada e tocou para Daniel, desmarcado, fazer 3 a 1.

BAHIA 3 x 1 GRÊMIO
Campeonato Brasileiro – 36ª rodada

Data: 26/11/2021
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Público: 30.671 presentes
Renda: R$ 699.622,00
BAHIA: Danilo Fernandes; Nino Paraíba, Conti, Gustavo Henrique e Matheus Bahia; Patrick de Lucca (Edson, aos 41′ do 2ºT), Rodriguinho (Daniel, aos 32′ do 2ºT) e Mugni; Raí Nascimento (Raniele, aos 42′ do 2ºT), Rossi (Ronaldo, aos 24′ do 2ºT)  e Gilberto (Rodallega, aos 32′ do 2ºT). Técnico: Guto Ferreira
GRÊMIO: Gabriel Chapecó; Vanderson (Rafinha, no Intervalo), Geromel, Kannemann (Diego Souza, aos 28′ do 2ºT) e Cortez; Thiago Santos, Victor Bobsin (Campaz, aos 22′ do 1ºT) Villasanti (Jean Pyerre, aos 28′ do 2ºT) e Alisson (Douglas Costa, no Intervalo); Ferreira e Borja. Técnico: Vagner Mancini
Gols: Matheus Bahia, aos 12′ do 1ºT (1-0); Raí Nascimento, aos 17′ do 2ºT (2-0); Thiago Santos, aos 15′ do 2ºT (2-1); Daniel, aos 39′ do 2ºT (3-1)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Daniel do Espírito Santo Parro (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Rodriguinho, Mugni, Nino Paraíba,  (BAH); Vanderson, Kannemann, Cortez (GRE)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários