-

Em casa, o Manchester City desperdiçou oportunidades, mas venceu o Leeds por 2 a 1. Com gols de Gündogan, e Rodrigo, que reduziu para o Leeds no final do segundo tempo, as equipes abriram a 35ª rodada da Premier League. O resultado mantem o City na liderança da competição, com 82 pontos, quatro de distância do Arsenal, atual vice-líder. Já o Leeds, com 30 pontos, terá que secar o Everton e torcer pela vitória do Southampton para não entrar na zona de rebaixamento.

A torcida do City estava em êxtase no Etihad Stadium. Contando com Haaland, recordista de gols na atual edição da Premier League (35 gols) e os retornos de De Bruyne e Foden, o time entrou em campo com força total. Do outro lado, o Leeds ficou mais tímido. Sob comando do novo técnico, Sam Allardyce, e com a missão de lutar contra o rebaixamento diante do líder da competição, já era de se esperar uma situação complicada para os visitantes.

Veja aqui a tabela de classificação do Campeonato Inglês

Akanji (de azuil) luta pela bola com Bamford (R) do  Leeds United – Lindsey Parnaby/AFP via Getty Images

City domina o primeiro tempo, deixando o Leeds sem chances

Durante o primeiro tempo, o City dominou a partida. Comandado por Pep Guardiola, o time colocou pressão no rival e abusou da criatividade para fazer boas jogadas no campo de ataque. Sem muitas alternativas diante do sistema ofensivo do City, o Leeds se concentrou na defesa. Mas não teve efetividade e viu Julián Álvarez e Haaland fazerem as primeiras finalizações.

Aos 18′, Gündogan abriu o placar após uma bela jogada de De Bruyne com Mahrez. Bem posicionado, o volante recebeu o passe e mandou no canto do gol, deixando Robles sem chance.

Aos 26, o City ampliou a vantagem para 2 a 0 novamente com Gündogan. Em uma jogada muito parecida com a anterior, Haaland e Mahrez carregaram a bola pela direita e deixaram o volante na medida para fazer o segundo. No final do primeiro tempo, o Leeds conseguiu evitar mais gols, porém, não levou perigo aos donos da casa.

City administra resultado

Depois de garantir dois gols, 83% de posse de bola e finalizar 10 vezes, o City voltou aos gramados confiante e mais tranquilo. Contudo, o dia não estava bom para o atacante Haaland, que falhou algumas vezes no primeiro tempo, perdeu um gol logo no início da segunda etapa e mandou duas bolas na trave do Leeds.

Apesar das falhas, o City ainda tinha o jogo controlado e passou a administrar a partida, com uma velocidade abaixo do que mostrou no primeiro tempo. De Bruyne teve a chance de ampliar em cobrança de falta duas vezes, mas Robles salvou o Leeds.

Rodrigo marca no final e garante gol de honra

Os visitantes só começaram a crescer no final do segundo tempo, aproveitando os espaços deixados pelo City. Mas uma entrada dura de Strujik em Foden rendeu um pênalti e, na cobrança, Gündogan bateu na trave. A surpresa aconteceu já nos minutos finais, quando, aos 39′, Rodrigo pegou sobra de Akanji, que errou o corte, e diminuiu a diferença, chutando no canto direito de Ederson para fazer 2 a 1.

O jogo ainda teve mais quatro minutos de acréscimos, mas mesmo em um dia complicado, o City saiu com a vantagem. Na próxima rodada, os comandados de Guardiola enfrentam o Everton, no domingo (14), às 10h, no Goodison Park.

Jogos da 35ª rodada do Campeonato Inglês

Sábado (6/5)

Tottenham 1×0 Crystal Palace
Bournemouh 1×3 Chelsea
Manchester City 2×1 Leeds
Wolverhampton 1×0 Aston Villa
Liverpool x Brentford – 13h30
Domingo (7/5)
Newcastle x Arsenal – 12h30
West Ham x Manchester United– 15h
Segunda-feira (8/5)
Fulham x Leicester –  11h
Brighton x Everton – 13h30
Nottingham Forest x Southampton – 16h

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários