Renato Gaúcho é o pior treinador da história do Flamengo. Ninguém dirá que ele não conhece o meio. Afinal, está nisso faz 50 anos. Assim, quando se fala em pior, há uma evidente explicação: jogou três títulos importantes no lixo em menos de cinco meses, o que já seria suficiente. É preciso ressaltar, no entanto, que ao contrário de tantos outros, teve uma notável infraestrutura e um dos três melhores times da trajetória de mais de um século do futebol rubro-negro.

Seria porém um exagero jogar a culpa apenas em cima do técnico, mas também dos que o contrataram, e mais absurdo, que preferiram mantê-lo no cargo depois que passou a priorizar competições e abrir mão de ganhar três vezes o Brasileiro de forma consecutiva, mal começava o returno do campeonato. Renato Gaúcho, e assim se espera, vai imediatamente embora para outro clube, e o Flamengo ficará lamentando o que perdeu como consequência de caprichos que jamais foram contestados pelos cartolas e conselheiros mais próximos.

Não há muito mais para comentar além disto. A exemplo de uma foto excelente, que não necessita de texto, a passagem deste treinador não exige mais de quatro parágrafos, dada a quantidade de equívocos e teimosias que cometeu, e que são do conhecimento geral. Difícil encontrar um rubro-negro, na véspera da partida, que dissesse com certeza como o Flamengo jogaria nesta final, pois o próprio Renato Gaúcho foi da euforia à depressão, e da depressão à euforia, sem resultados práticos, com o time que conquistou, antes de sua maldita chegada, 13 títulos em pouco mais de dois anos. O confronto de hoje foi apenas mais um.

Só os mais fanáticos, e eles são muitos, não enxergaram que a irregularidade total, marca evidente do técnico, produziria um desfecho infeliz. Serão muitas as desculpas e justificativas. E o pior é que milhões vão ter a paciência de ouvi-las. No entanto, o que resta agora é esquecer a Era Renato Gaúcho e o próprio futebol por uns tempos, até que uma nova temporada comece e que novos ventos possam soprar pela Gávea.

E o Andreas Pereira, hein? O que é Andreas Pereira?

*As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do site Jogada10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários