A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (6/6), por unanimidade, o projeto de lei 1.112/23, chamado de ‘Lei Vini Jr’. Mas, para que haja sua efetivação, ainda depende da sanção do governador Claudio Castro. Na prática, o PL prevê a interrupção e até mesmo o encerramento de partidas esportivas em que houver a constatação de atos racistas.

Vini Jr esteve no Maracanã na segunda-feira e foi homenageado no clássico entre Flamengo e Vasco – Rafael Arantes/Brasileirão

A autoria é do deputado estadual Professor Josemar (PSol-RJ). O projeto, aliás, também prevê divulgações obrigatórias de campanhas educativas. Além disso, haverá a criação de um protocolo de ação para orientar denúncia de racismo junto ao Ministério Público e o encaminhamento das vítimas à Defensoria Pública e outras entidades competentes.

Também houve a aprovação da concessão da Medalha Tiradentes, a principal honraria da Alerj, para Vini Jr. De férias no Brasil, após sofrer ataques racistas na Espanha, o jogador que defende o Real Madrid e a Seleção Brasileira recebeu homenagens na última segunda-feira, no gramado do Maracanã, no clássico entre Flamengo e Vasco, que terminou com vitória dos rubro-negros, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários