O Fluminense vai reencontrar sua torcida no Maracanã em duelo pela Libertadores depois de 15 anos. A última vez que tal situação ocorreu foi em 2008, quando a equipe carioca disputou a final da competição. Aliás, esta foi a melhor campanha do Tricolor no principal torneio de clubes da América do Sul. A retomada da comunhão entre torcedores, estádio e time vai ocorrer, nesta terça-feira (18), em confronto contra o The Strongest, da Bolívia, às 19h (de Brasília).

A grande curiosidade é que essa é a sexta participação do Tricolor após esse episódio, fato que torna o panorama impactante. Após o vice-campeonato na Libertadores em 2008, o Fluminense ficou três anos sem disputar o torneio.

O Maracanã ficou indisponível por praticamente dois anos e nove meses. Isso porque o palco passou por reformas visando melhorias para a Copa do Mundo de 2014, sediada no Brasil. Com isso, o Fluminense precisou buscar uma casa provisória.

Torcedores do Flu em seu último encontro com a equipe atuando no Maracnã pela Libertadores – Ari Versiani/AFP via Getty Images

Neste período, o clube das Laranjeiras participou de três edições seguidas do principal torneio de clubes da América do Sul. No caso, em 2011, 2012 e 2013. A solução encontrada pela equipe foi mandar seus confrontos pela competição nos estádios Nilton Santos e São Januário.

Fluminense quebra segundo jejum e retorna à Libertadores

Em seguida, o Fluminense viveu um jejum de sete anos sem disputar a Libertadores. Seu retorno na competição ocorreu em 2021 e utilizando o Maracanã. No entanto, o mundo estava passando pela crise sanitária da Covid-19.

As recomendações sanitárias para impedir a propagação do vírus pediam que evitasse a aglomeração de pessoas. Ou seja, as partidas ocorriam sem a presença do público.

Na última temporada o Tricolor conseguiu a classificação para a segunda fase preliminar do principal campeonato de clubes da América do Sul. Como o gramado do Maracanã estava passando por reformas, iniciou sua trajetória no torneio em São Januário.

Após passar pelo Millonários, da Colômbia, enfrentou o Olimpia, do Paraguai, no Nilton Santos. Entretanto, foi eliminado pelo Rey de Copa (Rei de Copas em espanhol) nas cobranças de pênaltis.

Retrospecto positivo no Maracanã

Em sua casa, o Fluminense disputou 19 partidas pela Libertadores. Até o momento são dez vitórias, cinco empates e quatro derrotas. Isso representa um aproveitamento de 61,4%.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários