Dada a dificuldade para marcar um único gol, só a decisão por pênaltis poderia indicar o campeão da Liga Europeia das Nações, cuja final entre Croácia e Espanha, em Roterdam, terminou com 0 a 0, em 120 minutos. E nessa, o carrasco do Brasil na Copa – Bruno Petkovic – desperdiçou a sua cobrança, chutando para a defesa do basco Unai Simon. Na sequência, o velho Dani Carvajal, dezenas de taças pelo Real Madrid, fez 5 a 4, dando o título à Fúria.

Asensio leva a Espanha ao ataque e é perseguifo pelo croata Perisic na final da Liga das Nações – Foto: Kenzo Tribouillard / AFP  via Getty Images

Final da Liga das Nações , muito equilíbrio

Croácia e Espanha decidiram a competição, no Estádio do Feyenoord, em jogo quase sempre igual. Afinal, os enxadreizados – como dizem os portugueses – tocavam a bola em excesso, aproveitando a costumeira habilidade. Mas criavam poucas oportunidades. Já a Fúria, também tradicional e experiente no futebol, cercava o adversário, tentando surpreendê-lo em contra-ataques velozes. Mas que morriam eventualmente nas proximidades da grande área contrária. Restando 15 minutos para o fim do chamado tempo regulamentar, surgiu a maior e praticamente única chance de verdade. O veterano Ivan Perisic, 34, filho da belíssima Split, que curiosamente é excelente atacante, evitou, sobre a linha, o gol do jovem Ansu Fati, egresso da Guiné-Bissau, antiga colônia lusa na África. Daí o 0 a 0 persistente, e quase óbvio, que empurrou o interessante duelo geográfico para a prorrogação.

Espanha mais valente na prorrogação

Nessa, não seria exagero afirmar que as duas seleções arriscaram um pouco mais, pois seria difícil igualar a vantagem alcançada por alguma delas. A Espanha, que possui uma equipe mais homogenia, foi mais valente, aproveitando que Luka Modric, 37, principal referência da Croácia, cansou, deixando o time carente. A representante da antiga Iugoslávia – e a própria torcida, maioria no velho novo De Kuip, que já não gritava tanto – as duas pareciam aguardar as penalidades, para dar fim ao espetáculo.

Nelas, após 12 cobranças e duas bolas nas traves, Carvajal fez 5 a 4, levando o caneco para a Espanha. Mas as Eliminatórias para a Eurocopa – primeira divisão do continente – que será em 2024 na Alemanha, continuam amanhã, para deleite dos fanáticos pelo velho esporte bretão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários