O Santos fez um jogo coletivo muito bom, variações táticas, movimentação. O Grêmio só se encontrou na metade final do segundo tempo. Assim, o resultado do jogo deste domingo, na Vila Belmiro, pela Série A, que terminou com a vitória santista por 2 a 1 (Marinho em dois pênalti para o Peixe e Diego Souza), foi injusto: o Peixe merecia  mais. Com o resultado, o Santos vai aos 24 pontos, na zona da Libertadores; o Grêmio, com 17 pontos, está no meio da tabela.

Santos x Grêmio
Marinho festeja o seu primeiro gol pênalti! de cavadinha! – Twitter @SantosFC

O Grêmio mais uma vez jogou com a zaga reserva, Renato fez o seu revezamento de laterais (ou jogam Orejuela e Cortez ou jogam Vitor Ferraz e Diogo Barbosa) e com Thaciano no meio de campo. Já o Santos, para alegria da torcida, Marinho, recuperado do desconforto muscular, foi a campo.

O time santista tomou as rédeas no primeiro tempo e saiu na frente aos 19  num pênalti (Kaio Jorge cruzou, Paulo Miranda foi com o braço aberto). Marinho cobrou com paradinha, quase um Panenka, no alto e no meio do gol. Com muita variação ofensiva, o time santista mandou nos 45 minutos iniciais, com jogadas pelo meio e pela direita do ataque, com Kaio Jorge e Marinho. Poderia ter ampliado com Kaio Jorge (Vanderlei salvou) Jean Mota (na trave) e um calcanhar de Pituca (passou raspando). O Grêmio  pouco criou. Teve duas chances. Mas em lances fortuitos: cabeçada de Diego Souza em escanteio e uma bola que Lucas Silva roubou e chutou em seguida para boa defesa de João Paulo.

Marinho sobre a paradinha: ‘Sabia o que Vanderlei faria’

No segundo tempo, o jogo foi mais equilibrado. O Santos quase ampliou (Jean Mota na trave) , mas quando Renato colocou Maicon e Diogo Barbosa nos lugares de Lucas Silva e Cortez, respectivamente, a coisa mudou. E a estrela do treinador gaúcho brilhou. Os substitutos participaram da primeira grande jogada coletiva dos gremistas na qual a bola chegou em Pepe. Este lançou para a entrada da para o chute seco de Diego Souza. 1 a 1. E o fim do jejum de sete jogos sem balançar a rede.

Pouco depois, o Santos voltou a ficar na frente do placar, num pênalti em Marinho (sempre ele), confirmado pelo VAR. Marinho cobrou e fez 2 a 1. Com o jogo em aberto as chances para ambos os lados. Nos acréscimos, em chute de Maicon, o Grêmio quase empatou. Mas se isso ocorresse, seria injusto.

Próximos jogos

A próxima partida do Santos será contra o Atlético Goianiense, de novo na Vila, na próxima quarta-feira, às 20h30. No mesmo dia, mas às 19h30, o Grêmio recebe o Botafogo na sua Arena. Os gremistas devem ter a volta dos zagueiros Geromel e Kannemann, mas ainda Jean Pyerre no meio.

 

SANTOS 2X1 GRÊMIO

11/10/2020 – Série A do Brasileiro – Rodada 15
Vila Belmiro, Santos (SP) – portões fechados

SANTOS: João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan (Laércio, aos 40 do 2T) ; Jobson, Douglas Pereira, Jean Mota (Madson, aos 29 do 2T) ; Marinho, Arthur Gomes e Kaio Jorge (Lucas Lourenço, aos 43 do 2T). TEC: Cuca

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda (Rodrigues, aos 7 do 2T), David Braz e Cortez (Digo Barbosa, aos 24 do 2T; Lucas Silva (Maicon, aos 24 do 2T) , Thaciano, Robinho (Isaque, no Intervalo) e Luiz Fernando; Pepê e Diego Souza (Everton, aos 39 do 2T) . TEC: Renato

Juiz: Braulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil e Eder Alexandre
Árbitro de vídeo: Wagner Reway

Gols: Marinho, de pênalti (1-0, aos 19 do 1T), Diego Souza (1-1, aos 27 do 2T), Marinho, de pênalti (2-1, aos 33 sdo 2T)

Cartão Amarelo: Jobson e Marinho (SAN) Robinho , David Braz e Rodrigues (GRE)
Cartão Vermelho: David Braz (GRE)

Comentários