Leonardo Pereira

Milagre do título passa por três palavras de ordem: Fora, Lucio Flavio!

O torcedor do Botafogo teve todo o direito de imaginar a cena de Lucio Flavio, outrora interino, consagrado ao fim do Campeonato Brasileiro. Afinal, o fã viveu sua ilusão e se animou com as duas vitórias do substituto do inepto Bruno Lage. Porém, a realidade logo se impôs. Nas três partidas seguintes, o dublê de treinador mostrou toda sua incapacidade para conduzir o líder do torneio. Vê-lo campeão, portanto, fere as leis naturais do esporte bretão.

Interino, Lucinho comandou o Botafogo, pela primeira vez, em 2021: em quatro jogos, perdeu três e ganhou um. Aproveitamento de 25%. Para a infelicidade da torcida do Botafogo, o Passageiro do Agonia retornou em 2022 para fazer a ponte entre Enderson Moreira e Luís Castro. Desta vez, em 13 encontros, somou cinco vitórias, um empate e sete derrotas, números que correspondem a 41% dos pontos no possante Campeonato Carioca.

Lucio Flavio e os jogadores estão implodindo o Botafogo – Foto: Vitor Silva/Botafogo

Lucinho sempre na cena do crime

Na saída de Castro, em junho, Lucio Flavio estava de prontidão para assumir o time no clássico contra o Vasco quando a SAF teve uma solução rápida e criativa: tirar Cláudio Caçapa do Lyon para impedir o pior enquanto Bruno Lage não assinava o contrato. Deu certo. Quatro jogos, quatro vitórias, com o ex-meia dando sua colaboração como auxiliar. Mas o importante era não colocá-lo como treinador, movimento providencial da diretoria.

Elogiado por sua participação como coadjuvante no Botafogo, Lucio Flavio voltou à cena do crime quando os jogadores exigiram a cabeça de Lage e pediram a promoção do interino. Os atletas alegaram falta de compatibilidade com o português. No entanto, os mesmos pipoqueiros se superaram e, depois de abrir dois dígitos na liderança, estão prestes a perder o título brasileiro mais acessível de todos os tempos. Esta é uma tendência que deve ser confirmada nas próximas rodadas.

Clique aqui e veja por que o dublê de treinador não tem condições de comandar o líder do Brasileirão.

Tricampeonato? Só sem Lucio Flavio

A Matemática ainda aponta o Botafogo com a maior chance de campeão. É claro que esta ciência ignora outros componentes importantes, como desempenho, resultado, momento atual e fatores psicológicos. Mas a possibilidade de um milagre existe e passa pela saída de Lucio Flavio. É condição sine qua non. O elenco teve a sua chance de provar o contrário. Falhou miseravelmente, está implodindo o tricampeonato e precisa ser cobrado. Certamente, não é o fantoche do plantel que tomará à frente nesta questão. Que a direção da SAF, ao menos, tenha este cenário em mente.

Ao Botafogo bastava um treinador e uma campanha medíocre para ser campeão. Não precisava ser top e das primeiras prateleiras. Mas que fosse um treinador. Não um dublê. O Alvinegro conseguiu piorar o que era ruim. Parabéns aos envolvidos.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jogada10

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Leo Pereira

Posts Recentes

Hulk diz o que Atlético precisa para encerrar ‘sequência negativa’

Hulk não fez rodeios ao comentar sobre o momento do Atlético na temporada. Após a…

7 de julho de 2024

Renato confirma permanência no Grêmio mesmo em situação complicada

O Grêmio perdeu por 3 a 0 para o Juventude neste domingo (7), pela 15ª…

7 de julho de 2024

Botafogo vence Atlético com autoridade e está a um ponto da liderança

Com uma atuação imponente, o Botafogo derrotou por 3 a 0 o Atlético na noite…

7 de julho de 2024

Athletico acerta com Martin Varini como novo técnico

O Athletico acertou a contratação do uruguaio Martin Varini para o comando técnico. Ele estava…

7 de julho de 2024

Lyncon se declara ao Vasco após primeiro gol: ‘Desde os 10 anos no clube’

O Vasco assegurou uma vitória surpreendente por 2 a 1 sobre o Internacional, no Beira-Rio,…

7 de julho de 2024

Abel Ferreira fala sobre momento de Dudu e evita Gabigol

Neste domingo (7), o Palmeiras derrotou o Bahia por 2 a 0, em jogo disputado…

7 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!