A Federação Paulista de Futebol (FPF) confirmou nesta segunda-feira, em nota às 19h04 (de Brasília), que o jogo entre Mirassol x Corinthians, pela quinta rodada do Paulistão, ocorrerá nesta terça-feira, às 21h, no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio. Isso foi possível após acordo com o Governo do Estado do Rio, com a Prefeitura de Volta Redonda e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.  Ainda há uma possibilidade de o jogo entre São Bento x Palmeiras, pelo Paulistão, nesta quarta-feira, ser no mesmo local. Mas ainda não está confirmado.

Também nesta terça-feira, a CBF confirmou que três jogos da Copa do Brasil serão realizados no mesmo estádio: Porto Velho-RO x Ferroviário-CE,  Jaraguá-GO x  Manaus-AM e  Corinthians x Retrô-PE.

Além disso,  dois jogos da Copa do BR foram programados para outro município do Rio, em Mesquita, e um para a cidade paranaense de Cascavel.

Estadio Raulino de Oliveir - Wikipédia/Domínio público
Raulino de Oliveira receberá jogo do Paulistão – Wikipédia/Domínio público

Federação paulista e a briga política no Rio

Há alguns dias, logo após o governo de São Paulo proibir os jogos de futebol no estado entre os dias 15 e 31 de março, a federação paulista buscou  levar  a possibilidade de se mandar jogos do Paulistão-2021 em outros estados.   Chegou a divulgar que a partida entre Palmeiras  e São Bento seria no Independência. Porém, logo no dia seguinte, o governo de Minas proibiu jogos de futebol de equipes não-mineiras em seu território. E a partida acabou cancelada.

O Rio virou plano B. Num primeiro momento, o governador Claudio Castro aceitou os jogos em Volta Redonda (a cidade já tinha dado o OK para a FPF), mas voltou atrás.

Porém, nesta terça-feira, o governador do Rio mudou de ideia. E muito disso tem a ver com a briga política que se instaurou no estado fluminense. Castro, embora tenha definido por um super feriado de dez dias a partir de 26/3, é contra medidas mais restritivas. Já o prefeito Eduardo Paes, insatisfeito com a decisão “liberal” do governador (aliado político do presidente Jair Bolsonaro), definiu (em conjunto com o prefeito de Niterói, Axel Grael), por uma restrição mais ampla e proibindo as partidas de futebol, pois  não é serviço essencial.

A situação ficou mais quente na tarde desta segunda-feira. Informado que o governador entrará na Justiça contra as medidas mais restritivas decretadas por alguns dos prefeitos do Rio, Paes usou postou no seu twitter uma ironia, dizendo que Castro está querendo fazer que a população no Rio, no feriadão, aproveite para ir às ruas para bares, praias e festas:

“CastroFolia! A micareta do governador! Definitivamente ele não entendeu nada do objetivo de certas medidas?”

Uma das respostas do governador foi liberar o estado para os jogos de futebol nas cidades que não estão fazendo restrições. Volta Redonda é uma delas.

Eis o trecho da nota da federação paulista

” A Federação Paulista de Futebol informa que o jogo Mirassol x Corinthians, válido pela rodada 5 do Paulistão Sicredi 2021, será realizado nesta terça-feira, 21h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, após acordo com o Governo do Rio, com a Prefeitura de Volta Redonda e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro.

O agendamento da partida segue o conceito de realizar alguns jogos pontuais da competição que haviam sido suspensos pela paralisação das partidas em São Paulo, com o intuito de minimizar os impactos no calendário das equipes mais afetadas com esta situação.

O jogo seguirá o mesmo protocolo de saúde aplicado em todas as partidas do Paulistão Sicredi 2021, com número reduzido de profissionais para a operação das partidas e sem a presença de imprensa —apenas os detentores de direitos da competição terão acesso aos jogos.”

CBF e a Copa do Brasil

Na esteira da decisão da federação paulista, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também contatou o governador do Rio e teve o OK para mandar algumas partidas adiadas da Copa do Brasil (em estados que proíbem o futebol)  em território fluminense. E divulgou que Volta Redonda será o local dos seguintes duelos:

25/3 – Quinta-Feira (15h30) – Porto Velho-RO x Ferroviário-CE
26/3 – Sexta-feira (15h30) – Jaraguá-GO x Manaus-AM
26/3 – Sexta-feira (21h30) – Corinthians x Retrô-PE

Outras duas partidas estão programadas para o Estádio Giulite Coutinho, que fica em Mesquita (munícipio da Baixada Fluminense, colado à cidade do Rio):

26/3 – Quinta-feira (15h30) – Ypiranga-AP x Santa Cruz-PE
27/3 – Sábado (15h30) – Goianésia-GO x CRB-AL

O jogo Palmas-TO x Avaí-SC será nesta quinta-feira, em Cascavel, no Paraná. O estado do Sul vive uma situação bem parecida com a do Rio de Janeiro. Há cidades liberadas para jogos de futebol (Cascavel e Toledo) e outras com proibição (como Curitiba e Ponta Grossa).

 

 

Comentários