Felipe David Rocha

Não foi por falta de aviso

Dez partidas sem sofrer gols no ano e defesa vazada apenas oito vezes em 15 jogos da temporada. Esse é o Palmeiras, fazendo uso de seu principal ponto forte.

Buscará, assim, o terceiro título em sua quarta final estadual consecutiva. O que pode ser a 25ª taça de Campeonato Paulista de sua história.

Em meio à gangorra do futebol, uma realidade escancarada: o Verdão não perde. O triunfo sobre o Ituano coloca Abel Ferreira à frente da marca de Felipão, agora com 11 decisões pelo clube. E isso em menos de dois anos e seis meses.

Palmeiras passou pelo Ituano na semifinal do Campeonato Paulista – @mschincariol/Ituano

Ainda falta mais de uma semana para o primeiro jogo da final, em abril. Mas a tendência é a de que o Porco passe por cima e levante o troféu estadual. Ou alguém se atreve a pensar diferente?

Nem mesmo aqueles poucos que não se cansam e insistem em questionar o trabalho de Abel. Afinal, sabe-se muito bem que a polêmica é um dos principais ingredientes que movimentam a máquina esportiva.

Em contrapartida, é verdade que o ataque alviverde tem sido mais letal em duelos contra grandes rivais do que nas partidas diante dos pequenos que se fecham.

Como esquecer o São Bernardo, adversário das quartas, com linha de cinco homens, ou então o Ituano, na semifinal, com duas linhas de quatro defensores.

A classificação do Água Santa para a decisão evidencia, ainda, e de forma clara, um declínio do futebol paulista. Neste cenário, permeia a eterna discussão sobre a importância do Estadual e a obrigação em conquistá-lo.

Favorito de tudo

Com o Brasileirão batendo à porta, destacam-se as quedas de rendimento dos principais rivais nacionais, como Flamengo e Atlético-MG (embora também finalistas em seus estados). Assim, o Verdão se credencia como o favorito à conquista da competição.

Embora haja preocupação contínua com reforços e a opção habitual de recorrer às categorias de base, além das críticas a alguns reservas do elenco, nada disso coloca dúvidas de que o Porco vai fazer barulho nos desafios que terá pela frente.

Diante das oscilações dos adversários nesta temporada, a única constante é o Palmeiras. Que se recusa a perder e ao lado de América-MG e Athletico-PR são os únicos ainda invictos em 2023.

Quem se aventura a desbancar o poderoso Palmeiras de Abel? Tem, ainda, o Fluminense de Diniz, que perdeu para o Volta Redonda e, no segundo encontro, fez logo sete para evitar burburinhos. E o Grêmio liderado por Luis Suárez, que perdeu na ida das semifinais do Gauchão.

Competitivo ao extremo desde 2020, o Palmeiras é disparado a equipe mais pronta do futebol brasileiro. Quem poderá derrubar o Verdão?

Não, rivais! Não foi por falta de aviso.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do JOGADA10.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Felipe David

Posts Recentes

Destaque da Colômbia, James afirma: ‘Me sinto à vontade na seleção’

James Rodríguez vem fazendo uma Copa América excelente com a camisa da Colômbia. Em nada…

3 de julho de 2024

Endrick lamenta suspensão de Vini Jr contra o Uruguai: ‘Sem ele é difícil’

Endrick lamentou a suspensão de Vini Jr para o próximo desafio do Brasil pela Copa…

3 de julho de 2024

Dorival Jr reclama da arbitragem: ‘Fomos muito prejudicados’

Após o empate em 1 a 1 do Brasil com a Colômbia, nesta terça-feira (2/7)…

3 de julho de 2024

Marquinhos critica atuação do Brasil: ‘Muito a melhorar’

Em um dia de pouca inspiração, a Seleção Brasileira empatou com a Colômbia por 1…

3 de julho de 2024

Danilo minimiza ausência de Vini Jr nas quartas da Copa América

O lateral direito Danilo falou após o empate amargo da Seleção Brasileira por 1 a…

3 de julho de 2024

Novorizontino e Mirassol empatam e seguem no meio da tabela da Série B

No jogo que marcou o encerramento da 13ª rodada da Série B do Brasileiro, Novorizontino…

3 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!