A forma como Neymar é caçado pelos adversários em campo chama a atenção no futebol atual, que protege os craques, que tem câmeras e câmeras à disposição. Verdade que ele ganhou a fama de cai-cai por exagerar em vários lances, rolar pelo gramado de forma espalhafatosa, algo que justamente virou motivo de chacota e viralizou mundialmente na Copa de 2018, na Rússia. Mas é verdade também que é alvo dos marcadores muitas vezes de forma maldosa e absurda.

A questão é: por que Neymar não tem o respeito e a reverência dos adversários mesmo sendo um jogador de raro talento? Por que é atingido tão violentamente em vários lances? Não vemos isso com Messi ou Cristiano Ronaldo. Puxem pela memória e tentem se lembrar de jogadas em que os dois supercraques tenham sido atingidos sem dó nem piedade. Difícil encontrar.

O estilo de jogo de Neymar pode até ser uma explicação. Ele gosta do drible, do chamado um contra um. E, claro, isso irrita a quem faz ali o papel de escada para que o outro ganhe a fama no espetáculo. No entanto, inexplicavelmente, não conta com a proteção das arbitragens. Não tem a simpatia do mundo do futebol. Talvez até por isso não consiga jamais a consagração de ser eleito o melhor do planeta, mesmo com Messi e Cristiano Ronaldo entrando na reta final da carreira.

É impossível negar que Neymar colaborou para tamanha má vontade. Mimado, aceita provocações até dos jogadores mais inexpressivos, bate boca com marcadores a cada lance, exagera nas quedas, provoca. Mas também apanha demais! Dos marcadores e da imprensa mundo afora…

Comentários