Betinho Marques

O inconsciente abraço de minutos – O Brasil perdeu, mas pode ter se reconectado às crianças

Uma pancada forte demais. A derrota do Brasil contra a Croácia mexeu como há muito tempo não ocorria.

Desconsiderando todo o contexto meramente comercial da CBF, que quase sempre pensou só na “plata”, ao ver Richarlison, Vini, Rodrygo e Neymar em campo, as crianças se sentiram identificadas com os atletas. Ali, acreditaram no futebol feliz, no drible e na alegria ensolarada da camisa amarela, mesmo que a “original”, vendida em lojas esportivas, custasse mais de R$ 300,00.

Mas quando Neymar driblou o goleiro Dominik e fez o gol que classificaria o Brasil para as semifinais, uma vibração diferente veio no ar. Eram amigos, filhos e desconhecidos, sei lá … Por poucos minutos, poucos mesmo, o brasileiro viveu o futebol na essência. O apaixonado por futebol se abraçou nas praças sem pesquisar o que cada um que estava ao seu lado pensava no Twitter ou Instagram, era um momento bêbado, inconscientemente ótimo, alienante e brasileiro, sem a tal “plena razão” fanática que consumiu o misticismo que em nós há. Naquele momento, eram todos miscigenados, felizes e tolerantes. O gol, mesmo que por fração de segundos, podia ser coletivo, podia ser sem mágoa, era do Brasil, na pele do Neymar.

Tite dá força a Vini Jr durante a derrota do Brasil –  Ina Fassbender / AFP via Getty Images

Sem festa na Copa

Porém, infelizmente, num contra-ataque, a festa foi para o ar. Um gol nos últimos minutos da prorrogação abaixava o ânimo e jogava a realidade toda na nossa cara. A dura sobriedade, rapidamente foi restabelecida, estava pronta para o eterno e cultural nacional, o “defenestrar”. Era hora de achar o vilão e, sem hipocrisias, cada um de nós quis escolher o seu “malvado favorito”, pelo menos, por instantes.

Os pênaltis vieram e “não rolou” a vitória. No entanto, algumas coisas foram ensinadas por nossas crianças. Fosse no choro que escorria na blusa amarela ou na mensagem abismada e direta de dizer:

Poxa! Estamos falando de Brasil, me confundiram todo. O Neymar é amigo do Richarlison, por que algumas pessoas torcem por um jogador e não por outro? Onde está o sentido de ser brasileiro? Adultos são egoístas, não pensam em time, não pensam no Brasil.”

Maturidade de Neymar na Copa

Mas, talvez, o choro das crianças, as observações diretas dos seus sentimentos de amor ao Brasil, a maturidade de Neymar ao abraçar com carinho uma criança croata que queria cumprimentá-lo logo após o jogo, ou mesmo as lágrimas intermináveis de Richarlison na grade, podem nos dar uma esperança …

… A esperança de ter a transformação dessas crianças de hoje em adolescentes mais resilientes daqui a quatro anos, mais apaixonados pelo seu país e mais propícios a separar divergências quaisquer por um ideal maior.

Neymar , após o jogo, faz um carinho no filho do astro croata  Perisic, que queria muito abraçar o ídolo brasileiro – Reprodução TV

Daqui a quatro anos, talvez estejamos mais maduros com as diferenças e saibamos onde elas são necessárias e onde possam caber. Mas no choro do revés, no desabafo e no abraço, sem “Insta” e Twitter, ficaram no inconsciente os poucos minutos de um gol, o gol do abraço sem lastro, sem contaminação, sem rastro, sem pedigree.

Mostra a sua força, Brasil! A derrota, para quem entende a mensagem, forja quem saberá um dia vencer. Afinal, o Brasil se reconectou com as crianças e não foi no Wi-Fi, uai!

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Braziline lança coleção em homenagem às ‘raízes’ do Flamengo

A Braziline, empresa especialista em licenciamento no Brasil, lançou, em parceria com o Flamengo (que…

30 de julho de 2024

Jogos Olímpicos: Rebeca Andrade viraliza por problema de visão

A ginasta brasileira Rebeca Andrade brilhou mais uma vez e conquistou sua primeira medalha nos…

30 de julho de 2024

Botafogo anuncia a contratação de Matheus Martins

Tem reforço na área! Após alguns dias de negociação, o Botafogo anunciou na tarde desta…

30 de julho de 2024

São Paulo e James Rodríguez chegam a acordo para rescisão de contrato

A saída de James Rodríguez do São Paulo é questão de tempo. Pouco tempo. Afinal,…

30 de julho de 2024

Clubes do futebol brasileiro apoiam atletas nos Jogos Olímpicos

Diversos clubes tradicionais do futebol brasileiro estão oferecendo suas instalações para a preparação de atletas…

30 de julho de 2024

Com retornos, Vasco divulga relacionados para viagem à Goiânia

Com retornos, o Vasco divulgou os relacionados para o jogo desta quarta-feira (31), contra o…

30 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!