-

O Brasileirão  entra em suas rodadas finais Com  os jogos deste fim de semana, o Internacional deu um grande passo rumo ao título e a tabela indica que o Colorado tem tudo para acabar com o jejum que vem desde o título invicto de 1979. Mas há ainda dois times que podem sonhar com algum tropeço do líder e muita gente brigando por vagas na próxima Libertadores.

O Internacional venceu o Bragantino e segue com boa vantagem na liderança – Ricardo Duarte/SC Internacional

E nesta coluna eu dou os meus pitacos sobre  o que cada time que está na briga por título e Liberta podem esperar.

 

Internacional
– Pontuação neste momento – 65 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 75 pontos
Venceu nove seguidas e tem três jogos contra rivais que hoje mostram futebol abaixo da média: Corinthians e Sport (casa) e Vasco (fora). Deve vencer estes jogos, o que faria o time, que hoje tem 65 pontos, chegar aos 74.

Tem dois jogos mais complicados. Nesta quinta-feira contra o Athletico, no Paraná, e na penúltima rodada contra o Flamengo, no Rio. Caso vença o Furacão, pode preparar a faixa. Vai manter pelo menos quatro pontos de frente para o Flamengo e cinco para o Atlético-MG e só com um jogo mais “cascudo” contra o Flamengo.

Atlético-MG
– Pontuação neste momento – 60 pontos

Projeção  de pontos no fim do campeonato: até 72 pontos
A desvantagem é que o Galo não enfrenta rival direto e tem de ficar secando Internacional e Flamengo. A grande vantagem é que a tabela ajuda. Pega três times da zona de rebaixamento: Bahia (em casa), Sport e Goiás (fora) e encara o Palmeiras na última rodada com o Verdão focado em Copa do Brasil. O duelo mais complicado é contra o Fluminense, no Rio. Com essa tabela, pode sonhar em vencer os cinco jogos, o que significa chegar aos 75 pontos. Mas nada indica que esta pontuação garanta o caneco.

Flamengo
– Pontuação neste momento – 58 pontos

Projeção  de pontos no fim do campeonato: até 70 pontos
É muito irregular e se quiser ser campeão tem de somar uma série de vitórias, pelo menos cinco. Mas o bicho pega: jogos fora contra Sport (nesta segunda), Bragantino e São Paulo. E em casa encara Vasco (que vai mal, mas é clássico); Corinthians e Internacional. O título está muito difícil.

São Paulo
– Pontuação neste momento – 58 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 68 pontos
O título já era. Se vencer todos os jogos fecha a campanha com 72 pontos. O Inter vai passar disso com as mãos nas costas. E mais: embora enfrente Ceará (casa) e Botafogo (fora), onde leva favoritismo, os outros três duelos são contra Grêmio (fora), Palmeiras e Flamengo (casa). Vai se contentar com a vaga na Libertadores

Fluminense
– Pontuação neste momento – 53 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 63 pontos
Os jogos ajudam e tudo indica que uma vaga para a Libertadores está garantida. O Tricolor é favorito contra Bahia e Ceará (fora) e Fortaleza (casa). Atlético-MG (em casa) e Santos (fora) são mais complicados.

Palmeiras
– Pontuação neste momento – 52 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: Depende se colocar time A ou B. Sem previsão
Não está nem aí para o Brasileiro, já tem vaga para a Libertadores, o foco é o Mundial. O que ele pode fazer é complicar a vida do Atlético-MG ou São Paulo desde que não entre com o time B.

Grêmio
– Pontuação neste momento – 52 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 58 pontos
Esse aí não pode vacilar, pois não tem vaga assegurada para a Libertadores (está na final da Copa do Brasil, mas tem de ser campeão). Assim, foco total para ficar no G8. O jogo desta quarta-feira, em casa contra o Santos (rival direto pela vaga à Libertadores) é final de campeonato. Se vencer, pode se considerar na Libertadores-2021…

…Mas pode perder. Aí vamos às contas dos jogos que restam: depois, entrará como favorito contra Botafogo (fora), São Paulo e Athletico (casa). Na última rodada enfrenta o Bragantino (fora) e é bom que não dependa desse jogo para terminar no G8.

Santos
– Pontuação neste momento – 45 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 53 pontos
Tabela complicada. Pega rivais diretos pelo G8: Grêmio (fora, nesta quarta), Corinthians e Fluminense (casa) e Atlético-GO (fora). Um jogo tranquilo é contra o Coxa, em casa. Mas não dá para dizer que a partida da última rodada, contra o Bahia – em Salvador, e o rival podendo precisar do resultado para não cair – terá o Peixe como favorito.

Corinthians
– Pontuação neste momento – 45 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até  55 pontos
Tabela complicada. Só pedreira. Ou pega time que briga pelo título (Flamengo/fora e Inter/casa) ou rival direto pela última vaga à Libertadores: Ceará (em casa, nesta quarta, jogo “final de campeonato”), Athletico e Santos (fora). O rival mais “suave” é o Vasco, em casa.

Athletico
– Pontuação neste momento – 45 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 52 pontos
A tabela é ainda pior do que a do Corinthians. Nesta quarta, o líder Internacional em Curitiba; depois uma “final” com o Corinthians, em São Paulo. O Atlético-GO (em casa) é jogo com outro rival direto. Aí tem o Grêmio, fora. Tudo indica que quando entrar em campo para o seu único jogo mais tranquilo (Sport, em casa) já estará fora da briga

Ceará
– Pontuação neste momento – 45 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 53 pontos
Iria ficar numa boa. Mas perdeu neste domingo, em casa, para o Athletico. Agora tem de se superar. Precisará de pontos nos três próximos jogos contra Corinthians e São Paulo (ambos fora) e Fluminense (em casa) para entrar nos dois jogos finais em que é favorito (Coritiba e Botafogo) para obter a vaga 8.

Atlético-GO
– Pontuação neste momento – 45 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato: até 51 pontos
Conseguiu três vitórias seguidas, não corre mais risco de rebaixamento e ainda aspira a posição 8. Mas a realidade é que Liberta parece sonho distante. Tem a pior sequência de jogos possível: três rivais diretos – Bragantino e Athletico (fora) e Santos (em casa), depois o Palmeiras (provavelmente com time B), fora. E aí um duelo contra um Coritiba já rebaixado.

Bragantino
– Pontuação neste momento – 44 pontos

Projeção de pontos no fim do campeonato:  até 55 pontos
O Bragantino está atrás dos rivais diretos, mas a tabela ajuda. Faz dois jogos seguidos em casa (Atlético-GO e Flamengo), visita um time do bolo do Z4 (Sport e o quase rebaixado Goiás) e pode entrar vivo na última rodada enfrentando um possível rival direto, o Grêmio, em casa. Como o Braga está numa fase excepcional, não seria loucura imaginar que o time consiga de 11 a 13 pontos.

Comentários

Mais de Carlos Alberto Vieira