Palmeiras e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira (20), às 19h30, no Maracanã, em jogo adiantado da quarta rodada do Brasileirão e pela primeira vez desde a grande decisão da Libertadores em 27 de novembro do ano passado. O palco da partida foi o Estádio Centenário, que foi dividido por torcedores alviverdes e rubro-negros. Ao fim do jogo, apenas a metade palestrina comemorou.

Último confronto entre Flamengo e Palmeiras foi na final da Libertadores de 2021 – Cesar Greco / Palmeiras

Durante os 45 minutos, as equipes empataram por 1 a 1. Raphael Veiga abriu o placar logo aos quatro minutos do primeiro tempo, e Gabigol deixou tudo igual na segunda etapa. Na prorrogação, surgiu o herói improvável: Deyverson aproveitou vacilo de Andreas Pereira e marcou o gol do título para o Verdão. Mas o que mudou nas equipes depois da decisão?

Flamengo de técnico novo e espaço para os jovens

Do lado rubro-negro, a grande mudança foi no comando técnico. Treinador da equipe na final contra o Verdão, Renato Gaúcho foi demitido no fim do ano, e o clube carioca contratou o português Paulo Sousa como substituto. Até o momento, são 18 partidas à frente do time, com 12 vitórias, quatro empates e duas derrotas.

E com a chegada do português, os jovens da Gávea ganharam mais espaço. Vilão daquela final de Libertadores, Andreas Pereira perdeu espaço para João Gomes. Já o quarteto mágico formado por Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol, ganharam a concorrência do jovem Lázaro, que vem ganhando oportunidades na maioria dos jogos do Rubro-Negro.

Uma marca do trabalho de Paulo Sousa é o rodízio. Diferentemente do que ocorria em 2021, o Flamengo não tem um time titular fechado, já que o treinador escala a equipe de acordo com o contexto da partida. Entretanto, o Rubro-Negro acabou perdendo o Campeonato Carioca para o Fluminense.

Renovação do plantel e manutenção de peças chaves no Palmeiras

Já no Verdão, não houve grandes mudança na equipe titular desde a final. Apenas o zagueiro Luan, machucado, ficará de fora do duelo por estar no departamento médico. Entretanto, o Palmeiras teve uma renovação em seu plantel em 2022. Medalhões como Felipe Melo, Jaílson e Willian Bigode deixaram o clube. Marcelo Lomba, Atuesta e Rafael Navarro chegaram para compor o elenco. Mudança mesmo houve na diretoria. Leila Pereira assumiu a presidência do Alviverde, substituindo Maurício Galiotte.

Herói daquela final com gol no primeiro tempo da prorrogação, o centroavante Deyverson não deve jogar mais pelo Palmeiras após o clube ter optado por não renovar seu contrato, válido até o final de junho. O jogador ainda treina com o elenco, mas não está sendo mais relacionado para os jogos.

Abel Ferreira, que ainda não sabia se ficava ou não no Palmeiras após a final da Libertadores, renovou seu contrato e aumentou sua história no clube. Após a final continental, o Verdão ainda conquistou a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Paulista, além de ser vice-campeão mundial.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários