O Palmeiras se classificou para a semifinal do Campeonato Paulista, após bater o São Bernardo por 1 a 0 no último sábado (11), no Allianz Parque. Contudo, do mais que o resultado, o Verdão atingiu uma marca histórica na competição. Pela primeira vez na história, uma equipe chega entre os quatro melhores times do torneio, por dez edições consecutivas.

O Paulistão começou a ter uma disputa de mata-mata no final da década de 70. Desde então, nenhum clube (até o atual Palmeiras) chegou à semifinal da competição por dez anos consecutivos. O que surpreende pelo poderio dos quatro grandes clubes do Estado.

Palmeiras
Palmeiras chega na semifinal do Paulistão pelo décimo ano consecutivo – Cesar Greco/Palmeiras

Nessas dez semifinais, com 12 jogos no total, o Palmeiras marcou 12 gols, sofreu 11, se classificou cinco vezes, mas acabou sendo eliminado em quatro confrontos.

Esta marca do Palmeiras começou em 2014, justamente contra o time que será o adversário na semifinal desta temporada: o Ituano. Depois de se classificar em primeiro do seu grupo e eliminar o Bragantino nas quartas de final, o Verdão encarou a equipe de Itu. E foi surpreendido. No Pacaembu, o Verdão acabou perdendo por 1 a 0 e acabou sendo eliminado. O Galo de Itu seria campeão ao final do torneio.

Depois disso, o Palmeiras encarou nas semifinais o Corinthians, Santos e Ponte Preta duas vezes cada, além de São Paulo e Bragantino em uma oportunidade.

Agora, o Verdão busca defender seu título e alcançar o bicampeonato. Melhor campanha da competição, o Palmeiras encara o Ituano, que tem a pior campanha entre os classificados ao mata-mata do Paulistão. O embate ainda não tem data para acontecer, mas a bola no Allianz Parque.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários