Foi bem mais difícil do que se esperava, mas o Palmeiras aplicou uma virada espetacular por 4 a 2 sobre o Barcelona-EQU. Desse modo, assegurou classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores. Depois de largar em desvantagem no primeiro tempo com dois gols de Fydriszewski, o time brasileiro voltou do intervalo disposto a mudar o panorama do jogo. E conseguiu. Graças aos gols de Gómez, Piquerez e Artur, além de Endrick já na reta final.

Com o triunfo, o Verdão chega a 12 pontos, em segundo lugar no Grupo C. O líder é o Bolivar, que derrotou o Cerro Porteño nesta quinta jornada e tem a mesma pontuação dos brasileiros, porém maior saldo de gols. Na rodada final, o time de Abel Ferreira joga por uma vitória simples em casa diante dos bolivianos para assegurar a primeira posição da chave e, consequentemente, vantagem nos duelos de mata-mata. Equatorianos e paraguaios ficam com três.

Veja aqui a tabela de classificação da Libertadores

Rony teve gol anulado, mas ajudou bastante para a virada do Verdão – Nelson Almeida/AFP via Getty Images

ATUAÇÕES DO VERDÃO. CONFIRA!

Primeiro tempo

O Palmeiras mandou nos primeiros 20 minutos. Chegou ao ataque tanto com boas trocas de passe quanto com lançamentos, fazendo uso da velocidade de Artur e Dudu. Após uma boa combinação entre Dudu e Menino, além de participação de Luan, a bola ficou com Veiga, que serviu Rony. Mas o VAR anulou o gol. A partir daí, tudo mudou. O Barcelona reagiu, aproveitando falhas em larga escala do Verdão. Aos 32, depois de erro de passe de Zé Rafael, Corozo rolou para Fydriszewski, na área, finalizar de primeira para abrir o placar. Veiga respondeu em cabeceio que parou no travessão. Mas aos 37, após falha na saída de Mayke, Fydriszewski precisou de dois arremates diante de Weverton para ampliar. O Palmeiras, aliás, quase descontou com Rony, em uma bola que Preciado afastou em cima da linha.

Segundo tempo

A bola praticamente não parou na segunda etapa. Logo no minuto inicial, Raphael Veiga cobrou escanteio para Gómez subir mais que a marcação e cabecear firme para descontar. O Barcelona teve uma boa chegada em que carimbou o travessão, mas o Palmeiras mandou na volta do intervalo com marcação agressiva e acelerando mais o jogo. Desse modo, a blitz continuou até a virada com gols de Piquerez após assistência de Rony, aos 12, e Artur aproveitando rebote, aos 24 minutos. Com a vantagem no placar, portanto, Endrick entrou no lugar de Rony na reta final. E com dois minutos em campo, o jovem viu a bola cair em seus pés após cabeceio de López no travessão para fechar o placar.

PALMEIRAS 4X2 BARCELONA-EQU

5ª rodada do Grupo C da Libertadores-2023
Data: 7/6/2023
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Piquerez; Zé Rafael (Jailson, 42′/2ºT), Gabriel Menino (Flaco López, intervalo) e Raphael Veiga; Artur (Bruno Tabata, 46′/2ºT), Dudu (Breno Lopes, 38′/2ºT) e Rony (Endrick, 38′/2ºT). Técnico: Abel Ferreira
BARCELONA: Mendoza; Pineida (Adonis Preciado, 22′/1ºT), Quiñónez (Piñatares, 15′/2ºT), Luca Sosa e Portocarrero; Leonai Souza, Gaibor, Ortiz (Agustín Rodríguez, 38′/2ºT) e Damián Díaz; Corozo e Fydriszewski. Técnico: Segundo Castillo
Gols: Fydriszewski, 32′ /1ºT (0-1); Fydriszewski, 37′/1ºT (0-2); Gómez, 1′/2ºT (1-2); Piquerez, 12′/2ºT (2-2); Artur, 24′/2ºT (3-2); Endrick, 40′/2ºT (4-2).
Árbitro: Andrés Rojas (COL)
Auxiliares: Alexander Guzmán (COL) e David Fuentes (COL)
VAR: Jhon Perdomo (COL)
Cartões amarelos: Gustavo Gómez (PAL); Adonis Preciado e Damián Díaz (BAR)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários