Após confirmar o novo formato da Copa do Mundo de 2026, a Fifa também divulgou alterações e novidades para a disputa do Mundial de Clubes. A entidade decidiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga garantida no torneio. As novas regras valem a partir de 2025. A Conmebol tem direito a seis vagas. Quatro delas será preenchida com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024. Dessa forma, Palmeiras e Flamengo já têm vaga garantida no novo Mundial de Clubes.

Além disso, a entidade sul-americana ainda tem mais duas vagas para definir. É provável que o ranking da Conmebol acabe sendo usado como critério, mas ainda não está confirmado. O mesmo deve ser seguido pelas demais confederações.

Fifa anuncia novo formato do Mundial de Clubes – Giuseppe Cacace / AFP

Aliás, no caso da Europa, os classificados serão os quatro campeões da Champions League entre 2021 e 2025, Da mesma forma que Palmeiras e Flamengo já estão garantidos, Chelsea e Real Madrid também estarão presentes no novo Mundial de Clubes.

Este novo formato do Mundial ainda não tem sede definida. Contudo, será como uma Copa do Mundo de seleções, ou seja, de quatro em quatro anos. A distribuição das vagas dentro dos continentes vai depender das respectivas confederações.

Mundial de Clubes de 2023 ainda segue formato atual

Contudo, o Mundial de Clubes de 2023 ainda terá o formato antigo. O conselho da Fifa nomeou por unanimidade a Arábia Saudita como anfitriã do torneio, realizado de 12 a 22 de dezembro de 2023. Entretanto, este modelo não está garantido para 2024.

A Fifa ainda estuda algo de diferente para a edição de 2024. Porém, dificilmente o modelo será modificado, já que, em 2025, o Mundial ganhará seu novo formato em definitivo.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários