O Palmeiras volta a campo pela Libertadores nesta quinta-feira, às 19h, no Allianz Parque, para enfrentar o Universitario, do Peru, pela última rodada da fase de grupos da competição.  Com 12 pontos e garantido na liderança do Grupo A, o time precisa vencer para assegurar a segunda melhor campanha na fase de grupos, o que dá a vantagem de jogar em casa as partidas de mata-mata até a semifinal.

A partida é ainda mais especial para o Verdão, já que se trata do jogo de número 100 do clube dentro de sua casa na história do torneio continental.

Palmeiras é o atual campeão da Libertadores e jogará sua centésima partida pela competição – Paulo Sérgio

Segundo o site oficial do Palmeiras, a equipe tem 99 jogos oficiais na Libertadores jogando em seus domínios até aqui, com 68 vitórias, 17 empates e 14 derrotas, com um aproveitamento de 74,4 % na competição. Além disso, são 223 gols marcados e apenas 81 gols sofridos.

A primeira partida do Verdão na Libertadores foi em 1961, quando venceu o Independiente, da Argentina, por 2 a 0 fora de casa. Seu primeiro jogo no Palestra Itália foi contra o mesmo adversário e vitória por 1 a 0. Essa edição, inclusive, marcou o primeiro vice-campeonato do torneio ao Palmeiras, assim como foi em 1968 e 2000.

Foi em 1999 e 2020 que o Palmeiras alcançou a Glória Eterna e saiu com a taça mais cobiçada do continente, sendo o primeiro título conquistado no Palestra Itália, contra o Deportivo Cali, da Colômbia. O clube ainda é o brasileiro que mais disputou a competição, com 21 participações.

Comentários