0
-

Num jogo que se tornou muitos mais tenso do que o normal, o Palmeiras venceu o Cuiabá por 2 a 1, no Allianz Parque, neste sábado (15/4). O duelo foi um dos dois que deram o pontapé inicial para o Brasileirão-2023.  Endrick fez o primeiro gol da competição, logo aos quatro minutos. Mas o Palmeiras viu Abel Ferreira ser expulso após uma série de marcações da arbitragem que ele julgou erradas. Assim, o time se descontrolou e levou o empate ainda no primeiro tempo, com Raniele. Contudo, Flaco López, na etapa final (quando o Cuiabá estava com um menos), garantiu a vitória do atual campeão brasileiro.

Confira aqui os jogos da primeira rodada do Brasileirão

Jogo teve homenagem à Pelé: um minuto de aplausos –  Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Homenagens a Pelé e Deyverson

Antes do jogo, rolou uma bonita homenagem a Pelé. O Maior de Todos, que morreu em 27/12, ganhou um minuto de aplausos dos jogadores e da torcida. Além disso, a bola antes de parar nas mãos do árbito ficou em uma coroa com o nome de Pelé. A moeda do juiz era alusiva ao gênio e os capitães jogaram com a braçadeira ostentando o nome  do Rei. Mas outro homenageado foi Deyverson, que ganhou das mãos da presidente Leila Pereira uma camisa com a frase de que ele sempre estará na história do clube. Porém, Deyverson é do Cuiabá. Só que o carinho é eterno: a torcida ovacionou o herói do tri da Libertadores, gritando seu nome quando Deyverson foi substituído (“Deivinho, “Deivinho”).

Deyverson, hoje no Cuiabá, ganha camisa do Palmeiras em sua homenagem, das mãos da presidente Leila –  Cesar Greco/Palmeiras

Palmeiras na Frente

O Palmeiras começou muito bem. Impôs seu ótimo toque de bola e ajuste tático. Assim, envolveu os cuiabanos. E abriu o placar aos quatro minutos. Dudu recebeu bem colocado pela esquerda e cruzou para Endrick, com o gol vazio, fazer 1 a 0. O domínio palmeirense seguiu. Flaco López teve boa chance. Mas perdeu.

Abel expulso. E Cuiabá empata

Depois dos 25 minutos, o Palmeiras começou a diminuir o ritmo e deixou a bola com o Cuiabá. O time visitante também era um pouco viril na marcação. Abel reclamava muito disso e logo levou amarelo.  E, quando voltou a reclamar de uma não marcação de falta em Flaco López, foi expulso. Nos acréscimos, um erro de marcação dos paulistas deu ao Cuiabá a chance do empate. Deyverson aproveitou um erro de Murilo e tocou para Jhonatan Cafu cruzar e o volante Raniele, que apareceu de surpresa na área, fez 1 a 1.

Endrick é celebrado após fazer o primeiro gol do Palmeiras (e do Brasileirão-2023) – Cesar Greco/Palmeiras

O Palmeiras voltou pouco intenso. Parecia sentir a ausência de Abel no banco. Demorou para se impor. Isso só começou a ocorrer quando Filipe Augusto, que tinha levado amarelo aos oito, foi expulso aos 11. Com dez e com mais espaço vieram as chances. Rafael Navarro, que entrou no lugar de Endrick perdeu um gol inacreditável. Mas quase em seguida, depois de um cruzamento de Vanderlan, a bola ficou com Flaco López e ele não perdoou: 2 a 1.

Contudo, veio um problema: o Palmeiras recuou chegou a levar sufoco em alguns momentos. Mas sustentou a vitória e quase ampliou quando Dudu mandou uma no travessão em erro de passe dos cuiabanos.  E teve um gol, de Breno Lopes, anulado, nos acréscimos. O VAR confirmou a posição irregular e nem teve saída de bola.  Enfim, não foi fácil. Contudo, o Palmeiras começa o Brasileirão com vitória.

PALMEIRAS 2X1 CUIABÁ

1° rodada do Campeonato Brasileiro
Data:
15/4/2023
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: 35.835
Renda: R$ 2.289.179,83
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Zé Rafael (Fabinho, aos 36′ do 2ºT), Gabriel Menino (Richard Rios, aos 30′ do 2ºT) e Artur (Breno Lopes, aos 30′ do 2ºT);  Flaco López (Luiz Guilherme, aos 36′ do 2ºT), Endrick (Rafael  Navarro, aos 16′ do 2ºT)e Dudu. Técnico: Abel Ferreira
CUIABÁ: Walter; Matheuzinho, Marllon, Allyson e PK (Marcos Alexandre, aos 28′ do 2ºT); Filipe Augusto, Raniele, Ceppelini (Rafael Gava, aos 27′ do 2ºT) e Jonathan Cafú (Nicolas, no Intervalo);  Negueba e  Deyverson (Pitta, aos 27′ do 2ºT). Técnico: Ivo Vieira
Gols: Endrick, aos 4′ do 1ºT (1-0). Raniele, aos 51′ do 1ºT (1-1); Flaco, aos 20′ do 2ºT
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva (MG)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Marcyano da Silva Vicente (MG)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Cartões Amarelos: Abel Ferreira, Flaco López, Jhon Jhon* (PAL); Jonathan Cafu, Deyverson, Ivo Vieira, Filipe Augusto (CUI)
Cartões Vermelhos: Abel Ferreira (PAL, aos 46′ do 1ºT); Filipe Augusto, aos 11′ do 2ºT (CUI)
(*) levou amarelo, mas do banco

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários