O jogador Paolo Guerrero derrotou o Flamengo na Justiça. E foi em dose dupla. Afinal, a Justiça tomou duas decisões que beneficiam o peruano em detrimento do clube. Primeiro, ao recusar que o atacante devolva uma quantia que está sendo cobrada pelo Rubro-Negro. Além disso, ao determinar que o Flamengo pague um percentual desse valor ao ex-atleta.

Essa história começou quando o Flamengo entrou com uma ação contra Guerrero cobrando a devolução de R$ 1,8 milhão. Esse montante, referente a direitos de imagem, tinha sido pago pelo clube durante o período em que o centroavante ficou suspenso por doping. Dessa forma, ao todo, foram 120 dias de afastamento, recebendo sem entrar em campo.

A suspensão ocorreu em novembro de 2017, depois que Guerrero ingeriu chá com metabólico de cocaína antes de um jogo do Peru pelas Eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia. Assim, ele teve que se ausentar do fim da temporada pelo Flamengo, perdendo, até mesmo, a partida final da Copa Sul-Americana.

Juiz menciona elogio do Flamengo a Guerrero

Entretanto, o juiz Françoise Cully, da 9ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, considerou que, na época, o Flamengo apoiou o jogador, considerado “exemplar”. Além disso, destacou que o clube poderia ter utilizado a imagem de Guerrero fora dos jogos.

“A suspensão temporária do jogador, nas condições descritas nos autos, não operou o efeito de determinar a suspensão dos efeitos do contrato de concessão de imagem, já que o atleta, mesmo suspenso, estava em condições de ceder o uso de sua imagem”, afirma o juiz na sentença.

Com isso, o juiz negou qualquer devolução de dinheiro ao Flamengo e, pelo contrário, ainda ordenou que o clube dê ao seu ex-atacante o valor de R$ 180 mil, referentes a 10% do valor que estava sendo pleiteado.

 

Paolo Guerrero, em seus tempos de Flamengo, comemorando um gol – Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Carreira de Guerrero

Aos 39 anos, completados em 1º de janeiro, Guerrero está atualmente no Racing, da Argentina. Ele começou a carreira em 2002 no Alianza Lima, foi para a Alemanha (onde defendeu o Bayern e o Hamburgo), chegou ao Brasil em 2012 para atuar no Corinthians e ficou no Flamengo entre junho de 2015 e agosto de 2018, quando se transferiu para o Internacional. Depois, Guerrero ficou sem clube de outubro de 2021 a julho de 2022, quando foi para o Avaí. No dia 25/1/2023, ele ingressou no Racing.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários