As principais torcidas organizadas dos clubes do Rio de Janeiro foram banidas dos estádios por tempo indeterminado, nesta sexta-feira (10). Assim, a Fúria Jovem do Botafogo, A Jovem Fla e Raça Rubro-Negra do Flamengo, além da Young Flu do Fluminense e Força Jovem do Vasco foram alvos da punição.

A definição da sanção veio após reunião entre o governador do Rio, Cláudio Castro, e dirigentes de Flamengo, Fluminense, Vasco e Volta Redonda, os semifinalistas do Carioca. Desse modo, os representantes dos clubes no encontro foram, o presidente do Rubro-Negro, Rodolfo Landim, o vice-geral do Tricolor, Matheus Montenegro, o CEO da SAF do Cruz-Maltino, Luiz Mello, e o mandatário do Voltaço, Flávio Horta.

Briga entre as torcidas organizadas de Flamengo e Vasco antes do clássico – Reprodução Redes Sociais

A reunião tinha como objetivo discutir os casos de violência que ocorreram nos últimos clássicos. Principalmente os que envolveram o duelo entre Flamengo e Vasco, afinal causou até morte.

Cláudio Castro justificou a escolha da pena. Aliás, ele afirmou que a análise para futuras brigas será de organização criminosa.

“Essa medida já vale para os próximos jogos. Lembrando que não é algo para o Campeonato Carioca. Em suma, é algo que vai valer para o ano inteiro. Isso serve para fazermos uma avaliação se essas medidas e outras vão funcionar e até servir como inspiração para futuras. Primeira decisão: não distribuição de ingressos para torcidas organizadas. Segunda: Raça Rubro-Negra, Jovem Fla, Força Jovem, Young e Fúria estão proibidas de frequentar jogos por tempo indeterminado. Isso é uma decisão judicial”, explicou o político.

“Também decidimos que neste momento, todos esses ‘brigões’ serão enquadrados como ‘organização criminosa’. A classificação não será como delito de baixo poder ofensivo. É realmente muito mais sério. Com efeito de combater dessas ocorrências, existe uma vara criada no Tribunal de Justiça, que pode provocar uso de tornozeleiras ou prisão. A avaliação de situações como terá muito mais critério”, acrescentou o governador.

Clássicos entre clubes do Rio seguem com torcida mista

Além disso, outra pauta que estava entre os assuntos da reunião entre Cláudio Castro e os cartolas dos clubes, era a possibilidade dos clássicos passarem a ter torcida única. O assunto nem chegou a virar pauta porque os participantes do encontro se mostraram contrários a ideia.

Dessa forma, as semifinais do Campeonato Carioca seguem com a presença de torcedores de todos os semifinalistas. Tanto com setores destinados especialmente elas e mistas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários