A criação de uma liga brasileira de futebol pode determinar a ruptura de parceria entre dois grupos. A Mubadala, empresa dos Emirados Árabes, tem um acordo com a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) pelos direitos comerciais da competição e não admite haver outra investidora na liga.
A Mubadala ofereceu cerca de R$ 4,7 bilhões por 20% dos direitos comerciais da competição por 50 anos. Esse valor depende do comum acordo entre todos os times da Série A. O contrato está em fase final de ajustes, sendo examinado pelo departamento jurídico dos clubes. O acordo deve ser assinado nos próximos meses.
Caso não obtenha a aprovação dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão, a Mubadala deve fazer uma renegociação do contrato em termos bem menores. Nesse caso, a investidora teria direito a menos ativos, como direitos de transmissão e placas publicitárias nos estádios desses clubes.
Aliás, a Libra conta hoje com 18 clubes, sendo 11 da Série A, entre os quais estão Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco e Palmeiras. Já a LFF tem a adesão de 26 equipes, sendo nove da elite, com destaque para Atlético-MG, Fluminense, Internacional e Athletico-PR.
A posição da Mubadala é não compor com outra empresa como investidora da liga brasileira. A empresa apenas realizou acordo com a Libra. Por outro lado, a LFF já assinou contrato com a gestora brasileira Life Capital Partners e a norte-americana Serengeti Asset Management para a venda de 20% da liga.
Assim, a expectativa é que ambos os grupos e as empresas se reúnam nos próximos dias. A intenção é detalhar e acertar os novos acordos, para que as negociações avancem.
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