A dois dias do início da Copa do Mundo, as autoridades do Qatar restringiram ainda mais suas regras sobre o consumo de bebidas alcoólicas. Durante a manhã desta sexta-feira (18), a Família Real daquele país decidiu proibir a venda de cerveja no entorno dos estádios. Contudo, a Fifa e o Comitê Organizador do evento, já haviam comunicado que a bebida estaria liberada.

Diante desta nova decisão, o único local em que haverá venda de cervejas para torcedores será no Fifa Fanfestival. Entretanto, a bebida deverá ser comercializada em uma janela de quatro horas, entre 19h e 1h. Além disso, a cerveja custa quase R$ 75, a mais cara da história da Copa do Mundo.

A Budweiser é patrocinadora oficial da Copa do Mundo – Divulgação/Budweiser

A Fifa divulgou um comunicado explicando que a decisão se deu entre “as autoridades do país e da Fifa”, reiterando que a venda de cerveja sem álcool seguirá normalmente. Vale ressaltar que a marca de cerveja Budweiser  é uma das grandes patrocinadoras da Copa do Mundo.

“Após discussões entre as autoridades do país e da Fifa, uma decisão acabou sendo tomada sobre a venda de bebidas alcoólicas no Fifa Fan Festival. Outros destinos de fãs e locais licenciados, acabaram sendo retirados no perímetro dos estádios da Copa do Mundo de 2022. As autoridades do país e a Fifa continuarão a assegurar que os estádios e as áreas em volta apresentem uma experiência participativa, respeitosa e prazerosa para todos os fãs”, diz a nota da Fifa.

Qatar tem uma lista de restrições para a Copa

Além da bebida alcoólica, o Qatar tem uma restrita lista de objetos e atos que não podem ser realizados ou consumidos durante a Copa do Mundo. A importação de pornografia, brinquedos sexuais, produtos suínos e livros religiosos também é ilegal.

Aliás, os torcedores também não poderão levar analgésicos para o país sem receita médica, com a regra valendo para todos os medicamentos. Cigarros eletrônicos, vaporizadores e roupas minúsculas também estão na lista de proibição.

Por fim, algumas ações, consideradas ilegais, podem determinar a prisão do turista que esteja no Qatar. Atos como consumir bebida alcoólica nos arredores dos estádios, apostar, xingar, fumar e demonstrações públicas de afeto, tanto homossexual, quanto heterossexual, podem culminar na detenção do torcedor.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários