Roberto Assaf

Responda rápido

A Argentina, que sofreu o revés mais improvável da Copa 2022, uma das 10 maiores zebras de 90 anos da história da competição, vai decidir o título, e é, na visão deste espaço, a favorita para fazê-lo.

França e Argentina decidem a Copa. Mas há um favoritismo pendendo opara o lado argentino 0 Franck Fife/Julian Finney/Getty Images

Sim, a derrota de 2 a 1 para a Arábia Saudita, de virada, foi na prática a grande surpresa da Copa do Qatar. Pois, como já explicamos aqui, para qualificar um resultado de zebra, com Z maiúsculo, e todas as suas listras, são necessários alguns requisitos. A seleção que estabelece o placar deve ser de pouca tradição no futebol, possuir uma liga, profissional que seja, mas de pequena importância no cenário, ter um elenco sem praticamente nenhum atleta que pertença a clubes de fora do país, e o adversário precisa ser obrigatoriamente um gigante, campeão mundial em alguma ocasião e craques consagrados dentro e além do seu território. Pois o jogo citado se encaixa em todas as situações.

O futebol tem os seus caprichos. Não os tivesse e é provável que fosse um esporte como outro qualquer, nos quais o pequenino em raríssimas ocasiões supera o gigante. Mas não para por aí. Outro grande mérito do futebol é que os melhores quase sempre chegam à decisão.

Voltando propositadamente meio século no tempo: em 1966, os europeus adotaram o futebol-força, cuja história não será contada agora, mas que privilegiava a correria e a virilidade. E os semifinalistas foram quatro seleções recheadas de craques, a Inglaterra de Bobby Charlton, a Alemanha de Franz Beckenbauer, Portugal de Eusébio e a União Soviética de Lev Yashin e Igor Netto.

Na Copa de 2022, o melhores estão na final

Em 2022 não será diferente. Apesar de tropeços, e alguma irregularidade ao longo do torneio, Argentina, de Messi, e França, de Mbappé, fazem a final da Copa atual. A França perdeu da Tunísia, que também tem atletas de primeira divisão da Europa, jogou com o time reserva, que é infinitamente inferior ao titular.

Às vezes, na vida, é preciso tomar um susto, ou enfrentar situação excepcional, para virar a chave. Pois foi como procedeu a Argentina, que despiu a pose, e despertou a torcida, que está fazendo das tripas coração para permanecer no Qatar, emprestando apoio fantástico ao time dirigido por Lionel Scaloni.

Há um papo de que a França está vencendo sem convencer, o que na prática é um equívoco, pois se não brilhou de forma espetacular, como muitos previram, conseguiu superar adversários de peso e, afinal, chegar à decisão pela quarta ocasião, a segunda consecutiva.

Messi ou Mbappé, um deles, será campeão do mundo. E responda rapidamente, sem consultar a internet: como eram os nomes dos sauditas que fizeram os gols da vitória sobre a Argentina?

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Real Madrid apresenta Endrick, que se emociona

Neste sábado, o Real Madrid apresentou o atacante Endrick. Visivelmente emocionado, o atacante, que completou…

27 de julho de 2024

Jair celebra parceria com Gil na zaga do Santos

Revelação nas categorias de base do Santos, o zagueiro Jair, de apenas 19 anos, vem…

27 de julho de 2024

Argentina bate Iraque e se recupera nos Jogos Olímpicos

A Argentina sofreu, mas se recuperou no Grupo B dos Jogos Olímpicos na manhã deste…

27 de julho de 2024

Betinho Marques: 25 de julho, dia mundial do Hulk e da liberdade atleticana

Há onze anos o mundo viveu um clarão de dignidade. Há 38 anos um herói…

27 de julho de 2024

Bittencourt apresenta ao Conselho do Fluminense projeto de empresa para gerir Maracanã

Em reunião na noite desta sexta-feira (26), no Salão Nobre do Fluminense, nas Laranjeiras, o…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!