Em sua partida de número 200 na Libertadores, o Palmeiras deu o troco no Defensa y Justicia no reencontro das equipes depois do triunfo dos argentinos na Recopa Sul-Americana, nos pênaltis. Na noite desta terça-feira, em Florencio Varela, na Grande Buenos Aires, o time brasileiro venceu por 2 a 1, graças ao gols de Rony, com Tripichio descontando – todos anotados no segundo tempo. Com o resultado obtido no Estádio Norberto Tomaghello, o Verdão chegou a nove pontos na liderança isolada do Grupo A e encaminhou a classificação para as oitavas de final. O Defensa permanece com quatro, na segunda posição.

Defensa y Justicia x Palmeiras - Divulgação/CONMEBOL Libertadores
Rony desvia do goleiro para colocar o Verdão na frente contra o Defensa y Justicia – Divulgação/CONMEBOL Libertadores

Primeiro tempo

A expectativa de repetir a escalação dos 5 a 0 sobre o Del Valle em busca da uniformidade de postura, marcando sobre pressão no campo adversário, se confirmou por parte de Abel Ferreira. Diante de um adversário que teve 15 desfalques para o jogo, sendo cinco titulares indiscutíveis, o Palmeiras segurou o ímpeto argentino nos minutos iniciais e, logo que se ajustou, teve o controle da bola, adiantando a equipe com os avanços de Danilo e Patrick de Paula na busca por Rony e Luiz Adriano, que saiu bastante da área. Mas as duas equipes não criaram chances. Aos 20 minutos, Victor Luís foi desarmado na saída de bola, e Benítez finalizou com perigo. Apesar da posse de bola superior a 70%, o Verdão teve muita dificuldade para entrar na área argentina e finalizou pela primeira vez apenas aos 33, em chute de Rony desviado na defesa argentina. Renan ainda obrigou Unsain a fazer boa defesa. Aos 38, o Defensa y Justicia incomodou em outra falha alviverde na saída de bola, desta vez com Danilo, mas Weverton defendeu chute de Loaiza. A melhor oportunidade foi de Rony, aos 46, quando falhou na finalização de frente para o goleiro.

Segundo tempo

Esperava-se um Palmeiras de movimentação, menos reativo e trabalhando de acordo com o momento do jogo. E logo no minuto inicial, o time foi para cima. Luiz Adriano deu ótima assistência para Rony, que tocou na saída de Unsain, abrindo o placar na Argentina. Depois do gol, os brasileiro seguiram em cima. Aos 10, Raphael Veiga puxou excelente contra-ataque e teve paciência para aguardar o melhor momento de tocar para Luiz Adriano que, de novo, serviu Rony: 2 a 0. O Defensa não tinha outra opção a não ser buscar mais o jogo e conseguiu chegar ao primeiro gol na bola parada. Aos 22, Tripichio apareceu livre após cobrança de falta na área e desviou sem chances para Weverton. Os donos da casa seguiram apostando nas jogadas pelos lados, principalmente na bola aérea. O susto não estremeceu os pilares do Verdão, que conseguiu evitar a pressão ao se comportar bem defensivamente e quase chegou ao terceiro gol com Raphael Veiga em cabeceio. Abel Ferreira mexeu no time, com as entradas de Danilo Barbosa e Wesley, e o time segurou a vitória. No fim da partida, jogadores do Defensa foram para cima dos brasileiros, e a confusão se estendeu no túnel de acesso aos vestiários, com alguns empurrões.

DEFENSA Y JUSTICIA-ARG 1×2 PALMEIRAS

Data: 4/5/2021 – 3ª Rodada da Libertadores-2021
Local: Norberto “Tito” Tomaghello, Florencio Varela (ARG)

DEFENSA Y JUSTICIA: Unsain, Juan Rodríguez, Breitenbruch e Britez; Frias, Matías Rodríguez, Loiaza (Ortiz, aos 43′ do 2ºT), Tripichio, Benítez e Gallardo (Rius, intervalo); Walter Bou e Hachen. Técnico: Sebastian Beccacece.

PALMEIRAS: Weverton, Luan, Gustavo Gómez e Renan; Marcos Rocha, Danilo (Felipe Melo, intervalo), Patrick de Paula (Danilo Barbosa, aos 29′ do 2ºT), Raphael Veiga (Mayke, aos 46′ do 2ºT) e Victor Luis; Luiz Adriano (Wesley, aos 34′ do 2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Rony, a 1′ do 2ºT (0-1); Rony, aos 10′ do 2ºT (0-2); Tripichio, aos 22′ do 2ºT (1-2).

Árbitro: Wilmar Roldán (COL)
Auxiliares: Miguel Roldan e Sebástian Vela (ambos da Colômbia)
VAR: Enrique Caceres (PAR)

Cartões amarelos: Hachen, Walter Bou, Loiaza, Brítez e Juan Rodríguez (DEF); Victor Luis (PAL)

*Rogerio Godoy, preparador de goleiros do Palmeiras, recebeu cartão vermelho ap´s reclamação acintosa, aos 36 minutos de jogo.

Comentários